Home Cidades Três Lagoas Pessoas com febre ou outros sintomas de gripe devem ficar em casa no dia das eleições

Pessoas com febre ou outros sintomas de gripe devem ficar em casa no dia das eleições

3 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO –  TRÊS LAGOAS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Vigilância Epidemiológica, setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, orienta os eleitores com sintomas de gripe ou covid-19, a permanecerem em suas casas, principalmente, no domingo (15), dia de eleições municipais. A recomendação está de acordo com a Justiça Eleitoral.

Também deve ficar em suas casas quem foi diagnosticado com covid-19 no período dos 10 dias anteriores à data da votação ou que tenha tido, nesse mesmo período, contato próximo com alguém com a doença.

Todas essas pessoas estão dispensadas de votar e, por esta razão, deverão, em tempo oportuno, seguindo a Legislação Eleitoral, justificar seu voto, anexando atestado, declaração médica ou mesmo o teste que comprove essa situação.

 

ORIENTAÇÕES

Seguindo as orientações dos profissionais da Saúde, caso a pessoa esteja com sintomas de COVID (tosse, dor de garganta, dor de cabeça, coriza, febre, dor no corpo, perda de olfato, perda de paladar), o paciente e seus familiares devem permanecer isolados em domicílio e não se dirigirem às sessões de votação, no domingo (15).

Se necessário, pode fazer uso de antitérmicos e analgésicos, como dipirona ou paracetamol. Se não estiver se sentindo bem, principalmente com falta de ar, a pessoa deve procurar a UPA 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento) ou ligar para o Samu – 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O agendamento das testagens para COVID-19 segue sendo feito, normalmente, pelo número 0800 647 0911, incluindo aos domingos e feriados.

 


Compartilhe esta notícia!