URBANIZAR - Objetivo é orientar os moradores sobre as normas que devem ser seguidas DIVULGAÇÃO

Moradores de ruas e bairros recém-pavimentados serão orientados sobre construção de calçadas

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

Os moradores dos bairros e ruas recém-pavimentados serão visitados pelas equipes de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea) de Três Lagoas. Nos próximos dias, a secretaria iniciará uma ação de conscientização sobre a construção correta de calçadas e impulsionar o plantio de árvores por meio do Projeto “Adote uma Árvore”.

O objetivo é fazer com que os novos bairros e moradores das ruas que foram asfaltadas recentemente obedeçam às normas do Código de Posturas do Município sobre espaço adequado e exigido para calçadas, assim como onde plantar uma árvore sem ter futuros transtornos.

A técnica ambiental Stéfani Alves argumenta que a ação “foca principalmente em corrigir costumes antigos dos cidadãos, de que podem fazer suas calçadas como preferir. Existe normas a serem seguidas e muitos, talvez, não tenham conhecimento sobre isso. Nossa meta é orientar e incentivar sobre essas regulamentações”, disse.

 

CALÇADAS NA MEDIDA CERTA

De acordo com a lei nº 2.418/2009, a construção da passarela pública (calçada) em frente à propriedade, é de responsabilidade do morador. A medida mínima é de 1,5 metro de concreto no eixo central e 1 metro de faixa permeável (grama, brita, árvores), totalizando 2,5 metros de largura.

 

ADOTE UMA ÁRVORE

Somando às regras de construção da calçada, a equipe vai também orientar o método e o local adequado para o plantio de árvores, destacando a espécie propícia ao espaço, evitando sempre não comprometer estrutura do imóvel, rede elétrica ou ramais de saneamento.

Com o projeto “Adote uma Árvore”, após a análise do local, todo o trabalho de plantio será por conta da equipe do projeto, sendo abertura da cova, escolha e doação da muda, adubação e instalação do tutor (haste). O morador será responsável pela irrigação da árvore, seu desenvolvimento e futuras podas.

“A calçada bem planejada permite ao pedestre conforto e segurança em seu deslocamento. Além de valorizar todo o seu entorno e melhorar a qualidade de vida da população”, finalizou Stéfani.

 

 

 

 

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Três Lagoas completa 106 anos sem festa

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS A cidade de Três Lagoas está completando hoje …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *