15.1 C
Araçatuba
sábado, agosto 13, 2022

Lagoa Maior terá banheiro público

Em breve, será entregue para a população e visitantes da Lagoa Maior, principal ponto turístico de Três Lagoas (MS), um banheiro público. Os banheiros serão em um contêiner e a estimativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito é que sejam instalados em até 45 dias. Os sanitários serão instalados entre o Parque Infantil, Academia ao Ar livre e a Sejuvel (Secretaria de Esporte Juventude e Lazer).
Servidores da prefeitura estão construindo a plataforma para receber o contêiner e as instalações hidráulicas e elétricas. Rampas de acesso aos sanitários também serão criados, conforme Norma de Acessibilidade.
O banheiro atenderá o público masculino, feminino e portadores de necessidades especiais.
Conforme o secretário da pasta, Adriano Kawahata, o valor desembolsado para aquisição e construção dos banheiros provém de recursos próprios do município. “Este banheiro está orçado na faixa de R$ 48 mil desembolsados pelo próprio município. Não é barato, mas é necessário. A escolha do local foi planejada por ser arborizado, ser dotada de rede de esgoto e água e ser ideal para atender tanto a pista de caminhada da orla da Lagoa, quanto os visitantes”, destaca.
O secretário também explica o motivo dos banheiros serem feitos em um contêiner. “Escolhemos essa armação, por ser uma estrutura de aço, moderna, resistente e sustentável, com visual interno semelhante ao de alvenaria”, ressalta.
Conforme Kawahata, a manutenção dos banheiros ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio com a responsabilidade de supervisionar e higieniza-los.

Outras melhorias
Além da construção dos banheiros contêiner, em breve o Parquinho Infantil receberá novos equipamentos. Os brinquedos foram retirados em fevereiro do ano passado devido ao estado de conservação que não suportavam mais reparos. O objetivo é preservar a integridade das crianças que utilizavam os equipamentos. A Prefeitura de Três Lagoas tem colocado de forma provisória brinquedos infláveis. “Nós vamos reformar o parquinho iniciando a obra até abril. O custo dos equipamentos ficou orçado em aproximadamente R$ 200 mil, proveniente de ações mitigatórias. Temos também um projeto para adquirir novos mobiliários para a Lagoa, com 60 novas lixeiras temáticas”, explica.

Lagoa Maior não tem bancos
Desde que a Lagoa Maior foi revitalizada, um fato curioso chama atenção de quem visita o local. A Lagoa não possui bancos para descansar.
O Liberal Regional questionou a Secretaria de Meio Ambiente do por que o local ainda não oferece um item considerado básico e essencial, visto que o local é visitado por crianças e idosos. O secretário da pasta explica. “Estou há seis meses a frente da secretaria e confesso que não fui abordado com essa necessidade. Mas, agora com essa demanda vamos fazer o possível para atender a população que solicita bancos na Lagoa Maior. Aquele espaço recebe diariamente diversas pessoas, entre crianças, adultos e idosos. Prometo que vamos pensar e ver o que podemos fazer quanto a isso”, afirma Toniel Fernandes, secretário de Meio ambiente.

Mariane Martins
TRÊS LAGOAS

Ultimas Noticias