13.9 C
Araçatuba
segunda-feira, maio 23, 2022

Guerreiro recebe homenagem por obras e melhorias nas lagoas

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

Nessa semana, o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, recebeu placa de homenagem concedida pelo Instituto de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental de Mato Grosso do Sul (IDSEAMS) em razão das melhorias realizadas nas primeira e segunda Lagoas.

A placa foi entregue pelo presidente do Instituto, Eurides Freitas, em especial pela obra realizada na semana passada em que o prefeito autorizou a implantação de canalização para escoamento de água da Segunda para a Primeira Lagoa, colaborando com o volume e nível do leito, evitando que chegasse a secar.

Guerreiro recebeu a homenagem com alegria e gratidão, dizendo que a sua gestão tem o compromisso de atender às demandas da cidade e, o meio ambiente sempre terá uma atenção especial, principalmente as lagoas, que dão nome e são a história do município.

Eurides cumprimentou o prefeito pelo excelente trabalho juntamente com sua equipe técnica responsável pelos estudos e execução da obra e, enfatizou que a população precisa conhecer a Primeira Lagoa. Estiveram no local diversas autoridades e representantes de instituições de Três Lagoas. 

 

AÇÃO

A Primeira Lagoa ou Lagoa Menor, corria o risco de desaparecer, pois nível estava baixando continuamente. Preocupado, o prefeito Guerreiro determinou a execução de estudos para recuperar a lagoa. O Projeto foi desenvolvido pelas secretarias municipais de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) e Meio Ambiente e Agronegócio (Semea).

De acordo com o secretário de Infraestrutura Transporte e Trânsito, Adriano Barreto, no decorrer dos últimos meses foi possível notar que mesmo com o volume de chuvas estando dentro do padrão para o período de início do ano, o volume da Primeira Lagoa apresentou um nível muito abaixo do normal, e vinha reduzindo com perspectiva até de secar nos próximos períodos de estiagem, diferente do que acontece com a Segunda lagoa, já que recebe boa parte da drenagem da Egídio Thomé, Alto da Boa Vista e adjacências, o que fez com que o nível de água subisse consideravelmente, inundando até parte da pista lateral de acesso.

Para resolver o problema, foi construído sistema de canalização com comporta permitindo a transposição de água da Segunda Lagoa para a Lagoa Menos. Rapidamente o nível da água subiu.

 

CONVITE

O prefeito Angelo Guerreiro não esconde a alegria pelo resultado positivo. Ele tem periodicamente e grava vídeos convidando a população de Três Lagoas e até mesmo de cidades vizinhas a conheceram a Primeira Lagoa.

 

 

Ultimas Noticias