Da Redação – Três Lagoas
Na madrugada desta sexta-feira (24), a cidade de Três Lagoas, mais uma vez, foi atingida por uma forte chuva que causou alagamentos em alguns pontos da cidade.
De acordo com a Defesa Civil, em menos de 20 minutos foi registrado um volume de 50 mm de chuva, algo que excede a capacidade de escoamento do sistema de drenagem e, por isso, a água acabou invadindo casas na região da Rua João Dantas Felgueiras e Yamaguti Kankit, além de causar erosões e estragos em outras localidades.
As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito e Defesa Civil, foram para as ruas a partir das 2h da madrugada, prestando apoio às regiões atingidas.
“Estamos tratando, primeiro, as emergências, ligando piscinões para drenagem mais rápida da água, mas esse volume de chuva é muito maior do que o sistema foi dimensionado para atender e, infelizmente, isso ocorreu”, comentou o secretário da SEINTRA, Osmar Dias.
João Luiz, coordenador da Defesa Civil de Três Lagoas, explicou a chuva que atingiu a cidade se formou primeiro na região de Santa Rita do Pardo e Bataguassu.
“Importante destacar, também, que encontramos muito lixo nas bocas dos bueiros, inclusive, retirei porta de guarda-roupa, papelão, saco plástico e outros itens que estavam impedindo o escoamento da água. Então, fica mais uma vez o alerta de não jogar lixo na rua”, explicou.
Ajuda
Além do trabalho da Secretaria e Defesa Civil, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social está em campo levantando a quantidade de pessoas atingidas e providenciando o devido atendimento. Inclusive, quem quiserem ajudar com doações, pode procurar diretamente a SMAS na Avenida Aldair Rosa de Oliveira, 1622 – Circular da Lagoa Maior.
Já aqueles que precisarem de ajuda devem entrar em contato com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de cada bairro.
Previsão do Tempo
De acordo com o site ClimaTempo, neste sábado (25) a probabilidade de chuva é de 83% e deve chover cerca de 20 mm com pancadas de tarde a noite. No domingo (26), tem 90% de chance de chuva e deve ter uma precipitação de cerca de 40mm ao longo do dia.
Obras de drenagem
De acordo com a prefeitura, em 2022, quase 26 km de drenagem de águas pluviais foram realizadas com recursos próprios ou por meio de financiamentos.
Diversos bairros e localidades como Quinta da Lagoa, Jardim Novo Aeroporto, Morumbi, Avenida Jary Mercante, Orla da 2ª Lagoa, Interlagos, Vila Nova, Eldorado, São João, Jardim Imperial, Acácias, Oiti, Santa Terezinha, Vila Alegre, Vila Zuque, dentre outros, estão recebendo ou receberam obras de drenagem superficial e/ou profunda que colaboram com a redução do problema de acúmulo de água nessas regiões e suas adjacências.
Além dessas, outras duas grandes obras de drenagem estão sendo executadas no Jardim das Violetas (de um lado da cidade) e Paranapungá (no outro extremo da faixa urbana), sendo que ambas atenderão tanto os bairros em si, como os adjacentes.


