NOVO - Entrada do novo prédio da secretaria Colégio Araçá, inaugurado em 2020

Colégio Araçá e Colégio Anglo Três Lagoas já possuem grade extracurricular exigida pelo MEC

Diego Fernandes – ARAÇATUBA

O Novo Ensino Médio, previsto em lei aprovada em 2017, mas que passará a ser obrigatório apenas em 2023, já é uma realidade para os alunos do Colégio Araçá, de Araçatuba, e do Colégio Anglo Três Lagoas. Os dois colégios, administrados por Walter Biolcati Neto e Márcia Lorca Ventura Biolcati, já oferecem os chamados “itinerários formativos”, que consistem no aprofundamento das áreas de linguagem, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica.
“Quando começamos o ensino médio, em 2020, já viemos com a nova proposta, alinhada à nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é obrigatória a partir de 2023. Nos orgulhamos muito de ser a primeira escola pronta, realmente, para o novo ensino médio”, destacou Walter Biolcati Neto.
Com 30 anos de trabalho na educação, Walter é formado em matemática, pedagogia e administração. Filho de Waldman Biolcati, também diretor de escola e diretor regional do sindicato de estabelecimento de ensino particular, Walter iniciou os trabalhos do Colégio Araçá em 2014 e do Colégio Anglo Três Lagoas em 2015, consolidando rapidamente as duas instituições de ensino particulares nos dois municípios.
Ao lado da esposa, pedagoga e mestre em letras, Marcia Biolcati, ambos administram os colégios, que trabalham com o material digital do Anglo para alunos a partir do ensino fundamental 2 (do sexto ao nono ano) e ensino médio, outra inovação do ensino.
“Já estávamos adaptados às novas tecnologias ainda antes da pandemia”, lembrou Walter.
O Colégio Araçá atualmente oferece desde o ensino infantil, a partir de 1 ano de idade, até o ensino médio. No Anglo Três Lagoas, além destas opções também há os cursinhos pré-vestibular para alunos que ainda estão ou que já encerraram o ensino médio. As aulas são ministradas nos períodos da manhã e da tarde, com alunos do Novo Ensino Médio já no sistema semi-integral.
“Colégio Araçá foi um projeto nosso em que a gente comprou uma escola menor e transformamos no que é hoje o Colégio Araçá, e ao mesmo tempo a gente também montou o Colégio Anglo em Três Lagoas, que também é uma unidade que deu bastante certo”, comentou Walter Biolcati.
Atualmente, os dois colégios, de Araçatuba e Três Lagoas, possuem quase 1.000 alunos. São aproximadamente 500 no Colégio Araçá e outros 430 no Colégio Anglo Três Lagoas.
Há projetos de ampliação da área dos dois colégios. Em Araçatuba, por exemplo, até o final de 2022 devem ser construídos o novo ginásio esportivo e um parque de piscinas, que visam o aumento das atividades curriculares e extracurriculares dos alunos.

DIRETORES – Walter Biolcati (à esquerda) e Márcia Biolcati (à direita) com duas alunas
ENSINO – Alunos do ensino infantil durante aula no Colégio Araçá
ENTRADA – Local de acesso dos alunos ao Colégio Anglo Três Lagoas

Veja também

Chuva com vendaval e granizo causa transtornos

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Chuva com rajadas de vento na tarde dessa segunda-feira (6), em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *