14.2 C
Araçatuba
terça-feira, maio 17, 2022

Municípios da região no topo dos mais quentes do país

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

Com sensação térmica de 40ºC, Três Lagoas bateu recorde e foi a cidade mais quente do Brasil no último dia da primavera (21). Os termômetros alcançaram a marca de 39,4ºC. Valparaíso ficou em segundo lugar, com 39,3 graus. Lins (SP) e Bataguassu (MS) vieram em seguida com com 38,8 graus. Os dados são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) . O verão começou oficialmente na noite de sexta-feira (21).
Durante os próximos dias, sol com temperaturas elevadas deve predominar em quase todo a região . As pancadas de chuvas devem ocorrer no período da tarde, principalmente nos dias 24 e 25, quando chove forte em pontos isolados no Centro e Norte de MS e na região noroeste de São Paulo.

Panorama
A estação mais quente do ano vai até 20 de março de 2019. Para o Centro-Oeste, o Inmet lembra que a região registrou chuvas acima da previsão climatológica na primavera, incluindo em Mato Grosso do Sul – onde houve temporais com alagamentos em várias regiões.
Para o verão, a probabilidade ainda é de chuvas entre normal e ligeiramente acima da média, com exceção no Sul de Mato Grosso do Sul, que pode registrar precipitação abaixo do previsto e calor acima da média (assim como o Norte do Estado).
Neste domingo, a temperatura de Três Lagoas deve chegar a 37 graus. Porém, com possibilidade de chuva, ao clima começa a ficar ameno, com máximas de 32 graus na segunda-feira, 28 graus na terça-feira e 27 graus na quarta-feira.

SURPRESA
Tradicionalmente faz muito calor nesta época do ano. No entanto, o que se estranhou foi esta mudança marcante na temperatura que ocorreu no centro-sul do país. Nesta semana, várias cidades dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro figuram na lista das 10 mais quentes do país, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, com temperaturas entre 37 graus e 40 graus.

Ultimas Noticias