Home Cidades Pela primeira vez, Birigui receberá o Encontro Paulista de Museus

Pela primeira vez, Birigui receberá o Encontro Paulista de Museus

3 tempo de leitura
0
0
48

O Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP) e a Acam Portinari Organização Social de Cultura realizam em Birigui o Encontro Paulista de Museus itinerante Noroeste (EPMi Noroeste). O evento será realizado nos dias 26 e 27 de junho, no Sesc. A entrada é franca.
Conferências, mesas para trocas de experiências, oficinas sobre gestão, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do Encontro Paulista, evento ligado a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Os organizadores optaram por ampliar o alcance do evento, que nos últimos dez anos foi feito em São Paulo. Agora, itinerante, a meta é atender todas as regiões paulistas.

BIRIGUI
O Encontro Paulista de Museus contará com a participação do Museu de Historiografia Dr. Renato Cordeiro, cujo surgimento remonta ao ano de 1989, pelo condão do então prefeito Pedro Marin Berbel.
Recentemente, por decreto do prefeito Cristiano Salmeirão, o museu passou a ter atribuições e funções mais definidas. Após o decreto, foi possível conquistar o reconhecido do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), oficializado a partir do dia 21 de fevereiro de 2019.
Seguindo o que esatebece o decreto, o Museu de Historiografia Dr. Renato Cordeiro participará de um painel virtual com slides, que serão exibidos durante o Encontro Paulista.
Sob solicitação do Compac (Conselho Municipal de Patrimônio Cultural), tem-se objetivo de estruturar um sistema de museus para garantir a articulação entre os outros museus já existentes e outros que possam vir a serem criados. O conselho também vê como importante a participação do Museu de Historiografia Dr. Renato Cordeiro como forma de divulgar um trabalho de preservação de documentos, que vem sendo feito há vários anos.

DA REDAÇÃO
BIRIGUI

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Cidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…