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quinta-feira, maio 19, 2022

Ovos de Páscoa enfeitam supermercados; diferença de preços chega a 30% entre estabelecimentos de Araçatuba

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

As parreiras de ovos de páscoa já enfeitam os principais supermercados de Araçatuba desde o início do mês passado. Aguardando um aumento no consumo devido ao arrefecimento da pandemia, muitos locais apostaram em parreiras mais longas e mais variedades, para todos os tipos de bolso.

A diversidade nos preços de um local para outro deve ser observada pelo consumidor. Os preços dos ovos de páscoa variam para cada estabelecimento. A diferença chega a até 30% em alguns produtos.

A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL percorreu três dos principais supermercados da cidade e observou a variação de preços dos ovos de chocolate. 

Um dos ovos, feito prioritariamente de chocolate branco e com peso de 185 gramas, da marca Nestlé, chega a custar R$ 45,49 no local mais caro, e R$ 34,98 no mais barato. Uma variação de 30%. Em um terceiro estabelecimento observado, o preço do mesmo produto era de R$ 39,99. 

Outro produto, um ovo de chocolate da Garoto, de 350 gramas, que está entre os mais vendidos, tem uma variação de preço de 29,5%. No estabelecimento com preço mais caro, o produto custa R$ 56,99. No segundo estabelecimento o valor é de R$ 46,99, R$ 10 a menos. Já no terceiro, o valor cai para R$ 43,98, diferença de mais de R$ 13.

Outro dos ovos mais vendidos está com uma variação de preço menor, de 20,7%. Um produto da marca Lacta, de 175 gramas, chega a custar R$ 34,99 no estabelecimento mais caro e R$ 28,99 no mais barato. 

De acordo com a gerência do estabelecimento que conseguiu colocar os preços dos ovos mais em conta, foram compradas menos unidades para a páscoa deste ano, devido à baixa nas vendas nos últimos dois anos, porém, a procura tem sido maior do que a esperada para este período, já que ainda faltam duas semanas para a Páscoa. 

Valorização

A Páscoa é a terceira data mais importante para o varejo de alimentos, atrás do Natal e Black Friday. A data costuma elevar o ticket médio em 14% em relação ao mês anterior. Além dos ovos de chocolate, produtos como pescados em geral e frutos do mar, também costumam registrar aumento de vendas neste período. 

Segundo levantamento da APAS, a Associação Paulista de Supermercados, esse histórico e a redução dos índices de desemprego apresentados no início do ano, fez com que 37% dos empresários do setor supermercadista ficassem mais otimistas em relação às vendas da Páscoa deste ano em relação às do ano passado, enquanto 45% acreditam que o desempenho será semelhante ao de 2021. 

Os ovos estão até 40% mais caros em relação a 2021, mas a estimativa do setor supermercadista é de um aumento de 36% nas vendas de chocolates na Páscoa deste ano.

“Em um setor competitivo como o supermercadista, sai na frente aquele que consegue negociar os melhores preços com os produtores, fornecedores e a indústria de modo geral. Essa capacidade de negociar, aliada ao mix de marcas e produtos disponíveis ao consumidor, reduz o impacto da inflação no bolso do consumidor”, avalia Ronaldo

PESQUISA – Consumidor tem chance de economizar ao pesquisar preços de ovos de chocolate
Crédito: Diego Fernandes

dos Santos, presidente da APAS. (Com informações da APAS)

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