Vigilância desenvolve campanha de controle da tuberculose

Compartilhe esta notícia!

A Divisão de Vigilância Epidemiológica de Lins informou que até o dia 30 próximo desenvolverá no município a Campanha de Controle da Tuberculose “busca ativa de sintomáticos respiratórios”. “A Campanha tem como objetivo diagnosticar precocemente os casos de Tuberculose, interromper a cadeia de transmissão e reduzir a incidência da doença, lembrando que os casos bacilíferos é a principal fonte de disseminação da Tuberculose, que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada, ocorrendo demora na procura dos serviços de saúde. Os sintomas da doença são: tosse por mais de três semanas, febre (mais frequente ao entardecer), suor noturno, falta de apetite, emagrecimento e cansaço, porém, o sintoma mais frequente no adulto é a tosse”, diz nota assinada pela enfermeira Mariana Batelochi Rozeno, diretora da Vigilância Epidemiológica.

A unidade de referência para diagnóstico e tratamento da Tuberculose é o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), sendo que todas as unidades do município estão preparadas para receber os pacientes sintomáticos, realizando a primeira avaliação e encaminhamentos necessários.

Todas as pessoas que apresentam tosse por mais de 3 semanas acompanhada ou não de algum dos seguintes sintomas: febre, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento e cansaço, procurem uma Unidade de Saúde para avaliação e coleta de escarro (baciloscopia) para exame em tempo oportuno, independente da Campanha, o paciente poderá procurar uma unidade de saúde caso apresente os sintomas e fazer o exame.

Da Redação


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Principais municípios da região fecham junho com saldo positivo de empregos

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA O Ministério da Economia divulgou nessa quinta-feira os números …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *