22.6 C
Araçatuba
quarta-feira, maio 25, 2022

O SENTIDO DA VIDA

ADELMO PINHO

Mark Twain, filósofo e escritor norte americano é o autor da frase: “Os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu, e o dia em que você descobre o porquê”. A mensagem é que cada um busque motivação para uma vida plena, feliz e duradoura. Essa motivação pode estar no amor pelos entes queridos, nos amigos, no trabalho, lazer … Esse é o “porquê” referido pelo escritor acima, que dá real sentido a vida. Willian Shakespeare, escritor inglês, na obra “O Menestrel”, escreveu: “Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”.
A elaboração de projetos, assim, é sempre importante, independentemente de idade, circunstâncias ou fase da vida. Quem estabelece metas a alcançar está sempre motivado, evitando-se, como popularmente se diz, que mente vazia é oficina do diabo. Somos nós que traçamos a caminhada da existência, com acertos e erros. Já disse Buda (Sidarta Gautama – fundador do budismo): “Somos o que pensamos”. Por isso devemos pensar coisas boas e promover o bem, sem esperar nada em troca. Quantas pessoas dão fim à própria vida sem uma explicação plausível? O que as fez dizer “não” à vida? Esse é o ponto.
Valorizemos a vida. Não importa se cremos ou não no metafísico ou num Deus. Devemos cultuar a vida por si e agradecer a cada manhã despertada. A expressão: “A vida começa aos 40” é uma realidade. Parafraseando o grupo Titãs, na canção: “É preciso saber viver”, não se espera que a vida seja feita de ilusão, porque ela real. A vida, por óbvio, tem obstáculos e não é repleta de felicidades, mas podemos fazê-la mais leve e feliz, dando-se importância ao que realmente mereça e valor às coisas simples. O resto, Freud (Sigmund – fundador da psicanálise) explica.

Adelmo Pinho é promotor de Justiça

Ultimas Noticias