CHEGANDO - Marca de mil registros de matrimônio deve ser alcançada ainda em novembro em Araçatuba

Araçatuba tem aumento de mais de 20% nos casamentos; Andradina e Lins seguem tendência

Diego Fernandes – Araçatuba / Andradina / Lins

Com a diminuição da pandemia e o retorno das atividades de forma gradual ao longo do ano, o número de casamentos registrados em cartório cresceu nas principais cidades da região nos dez primeiros meses de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. A alta mais expressiva foi observada em Araçatuba, onde foram feitos 20% a mais de registros de matrimônios pelos cartórios locais. Houve aumento também em Lins (17,1%) e Andradina (6,2%).
O levantamento foi feito pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL junto ao Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados administrada pela Arpen/BR, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil. A entidade representa mais de 7.600 cartórios de registro civil do Brasil, distribuídos em todos os municípios e distritos do país.
Em Araçatuba, entre janeiro e outubro de 2021 foram registrados 908 documentos de união matrimonial, contra 753 registrados no mesmo período de 2020. O aumento é observado na comparação mês a mês a partir de abril.
Durante o período de agravamento da pandemia, foram registrados menos casamentos na cidade, sendo que outubro de 2020, com 100 matrimônios, era o mês com o maior número de casamentos até então, que só foi superado por dezembro, que teve 137. Foram 977 casamentos no total do ano passado.
Já em 2021, a partir de abril, todos os meses tiveram mais registros em relação ao mesmo mês do ano passado, sendo que por quatro meses seguidos, os casamentos atingiram os três dígitos na cidade: foram 100 uniões em julho, 101 em agosto, 104 em setembro e 121 em outubro.
Contabilizando os registros de novembro, Araçatuba está a 10 casamentos de igualar o número de matrimônios de todo o ano de 2020. Foram 977 registros em 2020 e, até este 18 de novembro, foram 967 em 2021. Os números devem ser muito maiores, já que, além de ter o restante de novembro, dezembro costuma ser o mês com o maior número de registros.

Lins
Lins também teve um aumento expressivo nos casamentos neste ano. No mesmo recorte dos dez primeiros meses de cada ano, 2021 teve 355 registros, enquanto no ano anterior foram 303.
Apesar disso, a cidade registrou queda nos últimos três meses em relação aos mesmos meses de 2020. Agosto, setembro e outubro tiveram queda no número de casamentos, mas ainda sim o crescimento nos matrimônios foi observado.

Andradina
Já em Andradina, o crescimento foi pequeno, mas também aconteceu. Foram 204 casamentos entre janeiro e outubro de 2021, contra 192 realizados no mesmo período do ano passado.
Apesar do pequeno aumento, outubro deste ano foi o mês que mais registrou matrimônios neste recorte, foram 33, seis a mais do que os 27 feitos em outubro de 2020.

Estado
O crescimento nas celebrações civis também foi observado em todo o estado de São Paulo, onde cresceu em 19,57% o número de matrimônios nas cidades paulistas. Foram 181.954 casamentos entre janeiro e outubro deste ano, contra 152.978 realizados no ano passado.
No caso, o maior crescimento percentual se deu de agosto para setembro deste ano, quando houve um aumento de 22,7% nos casamentos no estado.
Para o presidente da Arpen/SP, Luiz Carlos Vendramin Júnior, os protocolos de segurança adotados pelos cartórios no estado, como utilização de máscara e fornecimento do álcool em gel, além da vacinação e da queda no número de casos, fez com que os casais passassem a sentir mais segurança para a realização das celebrações civis.
“Chegando ao número de 70% da população vacinada, os cidadãos se sentem mais seguros para retomar os atos essenciais de sua vida, sendo que o casamento é um dos sonhos mais esperados e aguardados por todos nós”, afirmou. “Os cartórios já começaram a sentir este aumento na procura nos últimos meses, que deve se tornar ainda mais intensa agora em dezembro, já que o último mês do ano é sempre o mais procurado pelos noivos”, completou.

 

Veja também

Central de Agendamento de teste Covid-19 será desativada

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que devido ao …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *