Da Redação – Castilho
O presidente do Asilo Betel de Castilho, Daniel Miranda, e a coordenadora do local, Ivone Carreira de Miranda, foram afastados provisoriamente do cargo pela Justiça de Andradina em decisão proferida no último dia 29 de agosto. O asilo cuida atualmente de cerca de 40 idosos.
Uma ação civil pública foi movida pelo Ministério Público contra os dois. Além disso, outra ação ainda julga a legalidade das eleições para a diretoria do asilo, que ocorreu no dia 17 de agosto.
A decisão é do juiz da 2ª Vara de Andradina, Mateus Moreira Siketo, que leva em consideração relatos de irregularidades, incluindo denúncias de assédio sexual e moral.
Foram levadas em consideração denúncias de crimes patrimoniais cometidos pela coordenadora Ivone, com uso de cartão de crédito dos idosos para a realização de compras pessoais.
Há denúncia também que a coordenada obrigava a funcionária de recursos humanos a anotar horas extras não trabalhadas em favor dela, com objetivo de aumentar a subvenção pública.
Além disso, há investigação de coação durante o processo, oferecendo vantagens a funcionários que fossem depor em favor deles.
De acordo com o juiz, a prefeitura de Castilho é quem deve assumir a direção do asilo enquanto a decisão estiver em vigor.
Além disso, os dois investigados estão proibidos de comparecerem ao asilo como medida de preservação das provas e para não haver coação de funcionários. Em caso de descumprimento, a multa é de R$ 10 mil.

