Da Redação – Guararapes
A Prefeitura de Guararapes, por meio do Departamento de Meio Ambiente, realizou em junho a terceira edição da Caminhada Ecológica, ação que integra a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente e marca a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.
A atividade reuniu estudantes de dez unidades escolares da rede municipal e atiradores do Tiro de Guerra (TG), proporcionando uma experiência de contato direto com a natureza, com foco na conscientização ambiental, preservação dos recursos naturais e adoção de práticas sustentáveis.
A caminhada foi dividida em dois momentos. Na primeira etapa, os alunos percorreram um trecho de estrada rural acompanhados por educadores e técnicos do Departamento de Meio Ambiente. Participaram desta fase as seguintes unidades: Creche Dr. Joaquim, EMEB Abdul Aziz El Kadre, EMEB Zelma Venâncio, Creche Judith Niemeyer, EMEB Elsa Nacagami, Creche Dr. Clineu de Almeida e EMEB Maria de Lourdes.
A segunda etapa aconteceu na Reserva Três Meninos, área de preservação com restauração florestal contínua e monitoramento de fauna. Neste local, participaram os estudantes da EMEB Dr. Antônio Pinto, EMEB Adelmo Almeida e os atiradores do TG.
Durante o percurso, foram abordados temas como biodiversidade, conservação de nascentes, recuperação de áreas degradadas e a importância da proteção dos ecossistemas locais.


