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    Home»Mundo»Brasil»Cesta de presentes de Natal sobe 3,26% em 2025 no Brasil, calcula FecomercioSP
    Brasil

    Cesta de presentes de Natal sobe 3,26% em 2025 no Brasil, calcula FecomercioSP

    By dfernandesmr23 de dezembro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
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    Da Redação – São Paulo

    De um lado, quem quiser presentear joias neste Natal terá que desembolsar um valor muito mais alto do que em 2024. De outro, porém, um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mostra que, no geral, os produtos tradicionalmente procurados para a data vão estar abaixo da inflação geral do País.

    As joias acumularam alta de 27% nos últimos 12 meses, muito por causa da alta no preço do ouro, matéria-prima que, por sua vez, se liga às incertezas do contexto geopolítico. Mas essa é uma exceção.

    O estudo da FecomercioSP, a partir de 45 produtos tradicionalmente procurados para a data, aponta que os preços médios dessa cesta de Natal subiram 3,26% no período — uma taxa abaixo da inflação geral, que, até agora, está em 4,5%, segundo o IPCA-15, do IBGE. Trata-se de um cenário semelhante ao do ano passado, quando a variação média da cesta foi de 2,6% e inflação estava acima do teto da meta (4,83%).

    O otimismo também vem da expectativa de que a maior injeção de recursos do décimo terceiro salário na economia, aliada à diminuição da pressão sobre os preços nos últimos meses do ano, favoreça o desempenho das vendas no período. Isso é relevante, porque o Natal costuma ser o melhor período para o varejo, e dezembro, tradicionalmente, se destaca como o mês de maior faturamento — ainda que um estudo da Federação mostre que novembro, por causa da Black Friday, esteja perto de ocupar esse lugar em breve. 

    Vestuário fica mais caro e eletrônicos sofrem recuo

    Não só as joias, mas até mesmo um substituto natural — as bijuterias — também ficou mais caro neste ano, com uma alta acumulada de quase 8%. Além disso, subiram os preços de produtos de cabelo (7,8%), livros não didáticos (6,6%), camisas masculinas (6,27%), sapato feminino (5,84%) e conjunto infantil (5,43%).

    Apesar da alta em vestuário e calçados — grupo mais procurado pelos consumidores nesta época —, alguns itens baixaram de preço, como o short infantil, que teve redução de 3,07%. Já itens como lingerie, cueca e bolsas apresentaram variações próximas de 1,2%.

    Entre os eletrônicos, houve quedas importantes, como televisores (-7,95%), aparelhos telefônicos (-6,26%) e computador pessoal (-0,92%). De acordo com a FecomercioSP, o câmbio mais favorável em comparação com o ano passado — de cerca de R$ 6 para R$ 5,30 — contribuiu para baratear as importações, tanto de produtos finais quanto de insumos utilizados pela Indústria brasileira.

    Outros produtos bastante procurados apresentaram variações inferiores à média geral, como artigos de maquiagem (4,33%), brinquedos (3,5%) e perfumes (2,01%). Em termos relativos, a FecomercioSP explica que esses produtos ficaram mais baratos em relação à média de preços, mas os salários dos consumidores precisam acompanhar a inflação geral.

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