Da Redação – Araçatuba
O Parlamento Regional de Araçatuba, formado por representantes de Câmaras Municipais de 20 cidades da região, participou de reunião, na manhã de quarta-feira (10), com o vice-governador do estado de SP, Felício Ramuth. Os vereadores entregaram ofícios com solicitações de melhorias para seus municípios.
O encontro, intermediado pela Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), foi realizado no Sest/Senat Araçatuba, no bairro Alvorada, após a participação de Felício na solenidade de abertura do Fórum Regional de Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis.
Ofícios
O presidente do Parlamento Regional, o vereador Alceu Batista (PSDB), de Araçatuba, entregou ao vice-governador diversos pedidos, atendendo comunidades e entidades. Em um dos ofícios, foi solicitado ao governo do Estado verba para pavimentação de três estradas rurais.
Uma delas é a Caram Rezek, após a rotatória próxima à Usina Alcoazul. O trecho é de aproximadamente 11 quilômetros, onde estão instalados ranchos, chácaras e condomínios às margens do córrego Azul.
A outra estrada é a Romeu Biffe (ART-270), no trecho de 1,5 km entre a rotatória e o acesso ao bairro rural Jacutinga. O asfaltamento é um sonho antigo dos moradores da região.
Outro pedido foi o asfaltamento da Via Agnaldo Fernando dos Santos (ART-346), no bairro Cafezópolis, cujo movimento aumentou ainda mais após a reconstrução da Ponte Preta. A estrada é muito utilizada para o escoamento da produção de pequenos produtores.
Pontilhão
O parlamento também pediu ajuda do Estado para solucionar um problema antigo na zona rural: o estreito pontilhão da antiga linha férrea da rua João Buchi, nas Chácaras Califórnia, entre Araçatuba e Guararapes. Os produtores rurais sofrem para escoamento da produção agrícola porque têm dificuldades de passar pelo local com caminhões e máquinas.
Outro pedido foi a instalação, em Araçatuba, de uma representação da Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Saúde
Outro ofício entregue ao vice-governador pede a realização de novos mutirões de cirurgias de média e alta complexidade em usuários do SUS. Isso aliviaria o sofrimento de muitos pacientes de Araçatuba e região que aguardam há muito tempo pelos procedimentos.
Por fim, o Parlamento Regional pediu atenção especial ao atendimento hospitalar de 27 mil servidores estaduais da região pelo Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual). O pedido foi feito em nome da presidente da Comissão Consultiva Mista Regional do Iamspe, Faustina Amorim da Silva. Segundo ela, os servidores estão há cinco anos sem atendimento de um hospital geral.
Vereadores
A reunião com Felício Ramuth contou com as presenças do quarto-vice-presidente do Parlamento Regional de Araçatuba, Ronaldo Maestá (Coroados); do secretário-geral Cesinha Pantarotto (Birigui); do segundo-secretário Edi Carlos Silva Lopes, o Joinha (Lourdes); além dos vereadores Gilmar Augusto Ferreira (Coroados), Nelsinho Bombeiro (Araçatuba) e Daisy Helena (Valparaíso).

