18.1 C
Araçatuba
quinta-feira, agosto 18, 2022

Usina faz limpeza de lixo descartado em estradas

“Uma grata surpresa e a confirmação de que nosso trabalho está dando certo, está merecendo confiança e apoio da sociedade” foi a definição do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, ao ver as fotos e ouvir a descrição das ações da empresa Raizen Destivale no combate aos sujões na zona rural.
As informações apresentadas ao prefeito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA) foram fornecidas pelo departamento de Relações Externas da empresa. A Raízen é uma empresa brasileira com presença nos setores de produção de açúcar e etanol, transporte e distribuição de combustíveis e geração de bioeletricidade.
As imagens retratam equipes de trabalhadores, caminhões e máquinas pesadas próprias da empresa em trabalho de recolhimento de entulhos e resíduos de tipos variados, descartados irregularmente em estradas e ruas internas das áreas produtivas. De acordo com Erlon Avelar Pereira, contato de Relações Externas da Raízen, o material recolhido é transportado diretamente ao aterro sanitário municipal de Araçatuba, também transportado por caminhões próprios.
Segundo a SMDA, também comprovado por imagens fornecidas pelo contato da empresa, além das ações de coleta e destinação dos resíduos, a unidade local providenciou a confecção de placas com mensagens de descarte correto e informando a existência de ecopontos, bem como seus endereços, Além de pontos de entrega voluntária (PEV) e o centro de tratamento de resíduos (CTR), anexo ao Aterro Sanitário.
“Um gesto de cidadania, que mostra que o município, de forma geral, não só o poder público, mas os munícipes e a iniciativa privada estão de olho nos sujões também. Vamos estar também patrulhando a zona rural e multando esses eventuais sujões”, elogia Arnaldo Vieira Filho, assessor executivo do Agroindustrial da prefeitura. “Todo o trabalho realizado pela empresa foi de iniciativa e provimento próprio, sem que fizessem qualquer pedido de ajuda financeira, infraestrutura, maquinário ou de pessoal à Prefeitura”, acrescenta.
O prefeito anda esclarece que “não se trata de deixar serviço para os outros. “Nós estamos valorizando a iniciativa da empresa em tentar conscientizar e informar com placas, que o município dispõe de locais específicos para descartes, para melhorar o bem estar de todos. Montaram um grupo para anotar pendências de lixo e fazer patrulha para recolher. Tanto eu como a SMDA faço questão de divulgar as boas práticas da unidade, que normalmente ninguém vê e nem sabe que eles fazem”.
Em resposta ao questionamento sobre a continuidade do patrulhamento nas áreas rurais do município, a Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial declara que implantará ações frequentes no entorno de propriedades e assentamentos, bem como providenciará trabalho intenso de informação e campanha educativa, bem como notificação e aplicação de multas aos praticantes de descartes irregulares.

DA REDAÇÃO
Araçatuba

Ultimas Noticias