22.2 C
Araçatuba
sexta-feira, maio 20, 2022

Unidades básicas voltam a atender casos clínicos o dia todo a partir de segunda-feira

DA REDAÇÃO – BIRIGUI

A partir de segunda-feira (21), todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui vão retornar às suas rotinas de atendimento durante todo o dia. O expediente estava dividido entre casos clínicos, atualização de vacinas entre outros procedimentos, de manhã. À tarde eram atendidos apenas casos leves de covid-19 e síndromes gripais.

A decisão de voltar à normalidade foi tomada em reunião, realizada nesta quinta-feira (17), entre representantes do Comitê de Crise para Enfrentamento da Covid-19 e demais profissionais em saúde pública do município, com base nos índices da vacinação e redução de casos positivos da doença causada pelo novo coronavírus.

“Tivemos um momento crítico com o aumento dos casos de covid-19, que sobrecarregou o Pronto Socorro Municipal. Tomamos a medida emergencial de levar os atendimentos leves para dentro das UBSs. Agora os números estão permitindo nova mudança de conduta para atender, da melhor maneira possível, as demandas da população”, explicou o diretor de Atenção Básica e Especialidades de Birigui, Erikson Camilo Conceição.

 

DEMANDA

A partir de segunda, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que todas as UBSs ampliem as agendas de consultas. Erikson falou que covid-19 passará a integrar a lista de doenças relacionadas às síndromes respiratórias e, também será tratada nos postos de saúde.

“Os casos considerados graves, com sintomas como falta de ar, por exemplo, continuarão tendo o Pronto Socorro Municipal como referência”, orientou, lembrando que o uso de máscara facial nas unidades de saúde continuará sendo obrigatória no município.

 

 

Ultimas Noticias