DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA
Após ser procurado por lojistas sobre a semana do consumidor de 2022 no comércio de Araçatuba, o Sindicato do Comércio Varejista de Araçatuba confirmou que o comércio está autorizado a funcionar em horário especial entre hoje e sábado, celebrando este período reservado para o consumidor, que costuma trazer promoções e tempo maior para compras.
De acordo com a convenção coletiva de trabalho, fechada junto com o Sindicato dos Empregos no Comércio de Araçatuba e Região, as lojas estão autorizadas a funcionar nesta quinta (10) e sexta-feira (11), das 9h às 22h, e no sábado (12), das 9h às 18h.
A abertura é facultativa, ficando a cargo de cada estabelecimento definir se funcionará ou não em horário estendido.
O presidente do Sincomércio, Gener Silva, reconheceu o erro ao não relembrar a data alguns dias antes para lojistas e consumidores, o que causou a dúvida em donos de estabelecimentos.
“Hoje mesmo algumas empresas ligaram para saber como vai funcionar e se vai funcionar. A gente reconhece o nosso erro, mas estamos correndo atrás do prejuízo”, afirmou Gener Silva.
O dirigente esclareceu que as lojas estão autorizadas a funcionar nestes dias em horário estendido e não correm risco de fiscalização, já que a convenção coletiva foi acertada com a prefeitura.
“Não há caráter obrigatório para a abertura das lojas, mas há a regularidade legal para o funcionamento. Não haverá problema de fiscalização da prefeitura e do sindicato dos empregados”, lembrou.
A dúvida era tanta, que em contato com a reportagem, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araçatuba, Wilson Marinho, afirmou que não estava sabendo que as datas da semana do consumidor seriam cumpridas nesta semana.
“Geralmente é em março mesmo, e a gente sempre faz em parceria entre a Associação e o Sindicato, mas eu estou sabendo agora por você”, declarou Marinho.
Calendário único
Para evitar dúvidas em lojistas e consumidores, o presidente do Sincomércio, Gener Silva, convocou uma reunião extraordinária com diretores do sindicato para estabelecer um calendário, com todas as festividades e datas especiais.
“Todo ano tem e vai ter calendário com a semana do consumidor. E isso é importante para que todos possam ficar prevenidos”, comentou.
Mesmo “em cima da hora”, Gener acredita ser importante manter a tradição do comércio e por isso fez questão de manter as datas da semana do consumidor para este ano, ainda que com o atraso na divulgação.
“A grande importância é manter a tradição dessa semana. Embora eu tenha notado que a perspectiva não é tão boa, a gente deve manter o calendário porque é muito importante em função do hábito de consumo”, afirmou. “Toda data festiva de comércio ou data especial acaba passando para o outro ano e isso é automático na convenção coletiva”, concluiu.