DIEGO FERNANDES – BIRIGUI
Birigui registrou a primeira morte por picada de escorpião neste domingo (17). A menina Lara Vitória Carvalho de Oliveira, de apenas um ano de idade, foi a primeira vítima do animal peçonhento na cidade em 2022. O sepultamento da criança ocorreu na manhã desta segunda-feira (18), no cemitério da Consolação, em Birigui.
A menina foi picada na coxa após ter sido colocada pelo avô no tapete de casa, no bairro João Crevelaro, zona leste de Birigui. O irmão dela, de 12 anos, viu o momento da picada e matou o escorpião. A mãe da criança a levou imediatamente para o pronto-socorro, onde ela recebeu o soro antiescorpiônico, segundo a direção do local.
A entrada no pronto-socorro se deu às 13h53. O óbito foi constatado às 15h07, de acordo com nota divulgada pela OSS que administra o pronto-socorro biriguiense.
Já em estado grave, Lara seria transferida para a UTI Pediátrica da Santa Casa de Araçatuba, porém, ela foi a óbito antes que isso acontecesse. A liberação para a Santa Casa ocorreu apenas quatro minutos antes do óbito.
A prefeitura de Birigui lamentou a morte de Lara e informou que o Centro de Controle de Zoonoses está fazendo busca ativa e manejo ambiental ao redor do quarteirão onde ocorreu a picada. Está sendo feita orientação aos moradores para evitar o acúmulo de materiais inservíveis que possam abrigar escorpiões.
De acordo com a secretaria de saúde, é necessário informar aos órgãos de saúde quando um escorpião for encontrado. A orientação pós-picada é procurar imediatamente atendimento médico.
Birigui tem atualmente 272 acidentes com escorpiões no ano, o que significa uma média de 2,5 picadas por dia.