21.7 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 17, 2022

Secretaria de Saúde centraliza aplicação da vacina BCG no Centro Médico Hospitalar

DA REDAÇÃO BIRIGUI

A fim de otimizar o uso da vacina BCG, que protege principalmente as crianças contra formas graves da tuberculose, a Prefeitura de Birigui vai centralizar, a partir desta quarta-feira (20), a oferta do imunizante em um único local, que atenderá em dia específico e com horário agendado.

A aplicação será sempre às quartas-feiras, de 15 em 15 dias, das 7h30 às 14h no Centro Médico (antigo pronto-socorro). Birigui passa a ser referência também para as cidades de Buritama, Brejo Alegre, Coroados, Clementina, Gabriel Monteiro, Lourdes, Piacatu e Santópolis do Aguapeí.

A vacina BCG faz parte do Calendário Nacional de Imunização, sendo um dos primeiros imunizantes aplicados em recém-nascidos, já nos primeiros dias de vida. Mas pode ser administrada também em crianças de até quatro anos de idade que não tenham sido vacinadas anteriormente.

As famílias dos bebês nascidos na maternidade da Santa Casa já sairão do hospital com o dia e horário da vacinação agendado. Com relação aos recém-nascidos em maternidade particular ou dos municípios de referência, o familiar deve ligar no telefone (18) 3643-6238 para fazer o agendamento.

 

INSTABILIDADE

A medida está relacionada à instabilidade no fornecimento da vacina no território nacional, por parte do Ministério da Saúde. A centralização temporária da aplicação do imunizante em municípios da região foi pactuada pela Secretaria Estadual de Saúde, estratégia para evitar o desabastecimento.

Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Birigui, Maria Helena Martins Yazawa, o objetivo da medida é evitar a perda de doses, uma vez que o frasco da vacina BCG é multidose (contém 20 doses) com validade de apenas seis horas depois de aberto.

“A intenção é que haja um melhor aproveitamento das doses da vacina em razão da disponibilidade deste imunobiológico no país. Por isso, ficou estabelecido que iremos atender também recém-nascidos de outros municípios da nossa região até que se normalize a distribuição da vacina”, explicou.

 

EDUCAÇÃO PERMANENTE

A Secretaria de Saúde retomou, na última sexta-feira (15), as atividades do Núcleo de Educação Permanente e Humanização, que irá apoiar as ações internas da pasta. Participaram do encontro cerca de 70 profissionais que integram o quadro de pessoal da secretaria.

O Núcleo de Educação Permanente e Humanização foi instituído pelo decreto 6.554, de 11 de fevereiro de 2020. Ele tem a finalidade de elaborar, planejar, apoiar e executar as propostas que envolvem ações de educação permanente e humanização em saúde na rede pública municipal.

A secretária de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino, explicou que as atividades estavam interrompidas por causa da covid-19. “Este núcleo nos dará oportunidade de unir a experiência profissional de cada colaborador, com a troca de experiências intersetoriais, aliadas ao conhecimento científico”, disse.

“Nosso objetivo é aprimorar as práticas profissionais, organizar o processo de trabalho das equipes, melhorar a comunicação entre os setores e com a população, solucionar os problemas dos serviços de saúde e, como consequência, impactar positivamente o atendimento prestado à população”, completou Cássia.

PROPOSTA – Objetivo é aprimorar as práticas profissionais e organizar processo de trabalho
DIVULGAÇÃO

 

Ultimas Noticias