Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Trending
    • Sessão da Câmara terá 20 projetos em análise na segunda
    • Emprega Birigui anuncia 27 novas vagas de emprego em diferentes ocupações
    • Assistência Social de Araçatuba transforma tradição junina em momento de integração e cidadania
    • Rotatória do Bairro Planalto entra na fase final e receberá nova sinalização e obelisco
    • Birigui investe mais de R$ 1,1 milhão na modernização do sistema de tratamento de esgoto com apoio do Fehidro
    • Araçatuba vai reforçar atendimento à população em situação de rua com a Operação Noites Frias
    • Araçatuba tem aumento de mais de 17% em movimentação no aeroporto no primeiro quadrimestre do ano
    • Shopping divulga horários de lojas durante jogos do Brasil na Copa do Mundo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Saúde fez mais de 144 mil visitas a imóveis de Araçatuba para ações contra o Aedes aegypti no primeiro semestre
    Araçatuba

    Saúde fez mais de 144 mil visitas a imóveis de Araçatuba para ações contra o Aedes aegypti no primeiro semestre

    By dfernandesmr19 de julho de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Da Redação – Araçatuba

    No primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 144.180 visitas a imóveis para as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

    Em seis meses, os agentes de combate às endemias e comunitários de saúde visitaram 130.417 residências e comércios para o controle de criadouros. As ações incluíram a eliminação de focos de proliferação e recipientes com larvas, aplicação de larvicida em locais estratégicos e orientações aos moradores.

    Os agentes estiveram ainda em 13.763 imóveis para o trabalho de nebulização costal em bairros com maior número de casos confirmados ou suspeitos das doenças. Em 15 áreas da cidade, a Secretaria Estadual de Saúde fez a aplicação de inseticida com apoio de veículos.

    Limpeza

    A Secretaria de Obras e Serviços Públicos também auxiliou no combate à dengue. Foram retiradas 3.300 toneladas de resíduos em 110 bairros durante a campanha Araçatuba Limpa. A força-tarefa passou por 40 setores e realizou 328 viagens de caminhão.

    Diariamente, as equipes de saúde recolhem dos imóveis materiais inservíveis que possam acumular água e tornar potencial criadouro, como pneus, móveis velhos, garrafas, baldes e lonas. Além disso, são vistoriados pontos estratégicos como escolas, supermercados, fábricas e borracharias.

    Ainda no primeiro semestre, o município ganhou reforço do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP) no combate ao mosquito. Em uma ação inédita, equipes de saúde e fiscais do órgão vistoriaram 149 imóveis fechados, disponíveis para venda ou locação.

    Ações

    O gerente de campo da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Guilherme Santos, avaliou que as ações integradas de visitas domiciliares, eliminação de criadouros, campanhas educativas, recolhimento de inservíveis e nebulização tiveram papel fundamental na contenção dos caos de dengue no município.

    “Embora a dengue tenha um comportamento cíclico e dependa de diversos fatores como o clima, a resposta rápida e coordenada da administração municipal e da Secretaria de Saúde ajudou a reduzir a velocidade da transmissão e impedir que o surto da doença se agravasse”, afirmou.

    Prevenção

    Conforme a diretora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro, as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti são permanentes e tratadas como prioridade pelo governo municipal. Além das visitas casa a casa, a secretaria incentiva a vacinação contra a dengue para o público-alvo.

    Ela pede a colaboração contínua da população e orienta que cada morador reserve apenas 10 minutos por semana para vistoriar os quintais de suas casas. E reforça que a melhor forma de prevenção é eliminar acúmulo de água em recipientes, como pratos de plantas, lajes, calhas, ralos e pneus.

    “O mosquito se prolifera, principalmente, dentro dos imóveis. Pequenos focos, despercebidos, são suficientes para a transmissão da doença. A luta contra a dengue é responsabilidade de todos nós. Pedimos aos moradores que recebam nossos agentes para as visitas domiciliares”, ressaltou Priscila.

    Dados

    Desde o início do ano, 10.233 pessoas contraíram a dengue e nove faleceram por complicações da doença. Outros 19.263 casos foram descartados e 14 estão em investigação, totalizando 29.510 notificações. A cidade também confirmou 39 casos de chikungunya. Não há registro de zika vírus.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleAraçatuba registra expansão de 94% no setor pet e atrai novos empreendedores
    Next Article Com estoque baixo, posto de coleta de leite humano da Santa Casa de Araçatuba busca doadoras
    dfernandesmr

    Related Posts

    Araçatuba

    Sessão da Câmara terá 20 projetos em análise na segunda

    14 de junho de 2026
    Birigui

    Emprega Birigui anuncia 27 novas vagas de emprego em diferentes ocupações

    14 de junho de 2026
    Araçatuba

    Assistência Social de Araçatuba transforma tradição junina em momento de integração e cidadania

    13 de junho de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.