20.3 C
Araçatuba
segunda-feira, junho 27, 2022

SARAU CULTURAL LEMBRA O DIA NACIONAL DA VISIBILIDADE LÉSBICA E BISSEXUAL

A Agendda (Associação Gênero, Diversidade, Direitos e Afetividade) realiza, nesta quarta-feira (29), o 2º Sarau Cultural “Vange Leonel”, em referência ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e Bissexual. O evento reunirá atrações culturais na Praça Rui Barbosa, das 19h às 22h, com participação gratuita.

O presidente da Agendda, advogado Renan Salviano, explica que o sarau é importante porque leva arte às pessoas, ao mesmo tempo que dá visibilidade às mulheres lésbicas e bissexuais que são discriminadas diariamente.

O nome do evento é uma homenagem a Maria Evangelista Leonel Galdolfo, ou simplesmente Vange Leonel, ativista feminista e LGBT brasileira, e também cantora, compositora, jornalista, escritora e dramaturga, que faleceu em 2014.

ATRAÇÕES
Dentre as atrações do sarau desta quarta-feira estão a música Thalita Caiado (voz e violão); as escritoras Geovanna Leite, Lua Otto, Carla Silva e Rita Lavoyer, que vão declamar poesias; e o Grupo Inconvenientes, que fará uma intervenção.

ORIGEM
O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e Bissexual foi criado em 1996, durante a realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (Colerj).

A partir de então, o dia 29 de agosto passou a representar um marco na luta das lésbicas e bissexuais pela visibilidade de seus direitos e posicionamento na sociedade como mulher e lésbica, enfrentando não apenas a homofobia, mas também a misoginia.

O evento tem realização da Agendda; participação da Comunidade Cidade de Refúgio e Coletivo Obadará e apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Araçatuba.

SERVIÇO
SARAU CULTURAL VANGE LEONEL
QUARTA-FEIRA, 29 DE AGOSTO
DAS 19H ÀS 22H
PRAÇA RUI BARBOSA

Da Redação

Ultimas Noticias