CAPTAÇÃO - Médicos fazem captação de órgãos em paciente de Andradina que teve morte encefálica

Santa Casa de Araçatuba realiza segunda captação de órgãos do ano

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A família do jovem andradinense Roni Borges, de 28 anos, autorizou a doação de órgãos após a confirmação da morte encefálica dele, ocorrida próxima das 15h da última segunda-feira (12).

Ele teve traumatismo cranioencefálico após sofrer um acidente de trânsito em Andradina, e precisou ser transferido para a Santa Casa de Araçatuba em quadro clínico grave no último dia 6 de abril.

Apesar dos esforços da equipe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia, o estado do paciente não evoluiu para melhora e acabou tendo a morte encefálica confirmada.

A família foi comunicada por integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Santa Casa de Araçatuba, e autorizou a doação dos órgãos.

Os procedimentos de captação começaram às 14h30 desta terça-feira. O coração foi o primeiro órgão retirado, através de equipe de cirurgiões do INCOR – Instituto do Coração de São Paulo.

Os rins foram captados por equipe de um hospital de Sorocaba e córneas foram retiradas pelo enfermeiro Matheus Tonons, da Santa Casa de Araçatuba. A exemplo dos rins, as córneas serão encaminhadas ao Hospital de Base de São José do Rio Preto.

Foi a segunda captação de órgãos realizada este ano na Santa Casa de Araçatuba. A primeira havia sido realizada no dia 4 de janeiro.

O acidente

O jovem pilotava sua moto e na esquina das ruas Paraíba com Jesus Trujillo ele foi atingido por um veículo Chevrolet Onix, conduzido por uma sitiante de 53 anos, moradora na Fazenda Primavera.

Câmeras de segurança filmaram o acidente. A motorista chega a continuar após bater em Roni, mas ao perceber o que havia ocorrido ela dá ré em seu veículo.

Por causa do acidente, Roni teve seu capacete arrancado devido à velocidade da batida e acabou batendo a cabeça, o que causou o traumatismo craniano grave.

Ele foi socorrido por bombeiros no local do acidente e foi levado para a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, mas logo foi transferido para a Santa Casa de Araçatuba devido à gravidade dos ferimentos. (Com informações da Santa Casa de Araçatuba)

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Programa leva alimento a quem precisa e fortalece a agricultura familiar

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – SANTO ANTÔNIO DO ARACANGUÁ O Departamento de Desenvolvimento Social da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *