Santa Casa de Araçatuba faz a 9ª captação de órgãos do ano

Compartilhe esta notícia!

ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA

Na tarde desta sexta-feira (20), a Santa Casa de Araçatuba fez a 9ª captação de órgãos do ano. Os trabalhos começaram no início da tarde e foram totalmente concluídos às 17h30. O primeiro órgão a ser retirado foi o coração, levado pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, para o hospital de Botucatu. Depois foram retirados os rins e fígado, levados por transporte terrestre para o Hospital de Base de São José do Rio Preto.
O paciente doador dos órgãos era um jovem de 21 anos, que deu entrada na Santa Casa no dia 11 de setembro, às 17h42, com AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico. Mesmo com todos procedimentos médicos, o quadro não evoluiu positivamente. Na quinta-feira (19), às 16h49 foi constatada a morte cerebral após todos os exames realizados pelo protocolo supervisionado pela comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). Foram iniciados os contados para viabilizar a retirada e transporte dos órgãos.
O coração é um órgão bastante sensível e por isso exige logística diferenciada para retirada, transporte e transplante. O trabalho de retirada foi concluído após as 16 horas. O veículo com a equipe e órgão retirado, foi escoltado por duas viaturas policiais até o quartel da Polícia Militar, no Bairro Santana, onde o Águia já esperava para fazer o transporte. Devido ao tempoo no momento da decolagem, chegou a ser cogitada a transferência por meio terrestre. Porém, o helicóptero decolou por volta de 16h30.
A retirada dos rins e fígado foi concluída às 17h30 e em seguida foram levados para São José do Rio Preto.

HISTÓRICO
Na manhã desta quinta-feira (29 de agosto), foi feita a captação de órgãos – coração, fígado, rins e córneas – da estudante Milena Ferreira Gechele, 15 anos. A captação foi feita por equipes de cirurgiões do Hospital de Base de São José do Rio Preto. Milena, que residia em Ilha Solteira, estava internada na UTI Geral da Santa Casa de Araçatuba desde o dia 10 para tratamento de um traumatismo craniano grave decorrente de acidente automobilístico.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Nova comandante do 2º BPM-I já quis ser médica e acredita ser a primeira de muitas mulheres no posto

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA A Tenente Coronel PM Adriana Roledo Beluzo, de 45 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *