13.5 C
Araçatuba
terça-feira, maio 17, 2022

Região de Araçatuba tem queda nos homicídios no primeiro mês do ano

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Houve uma redução em alguns dos indicadores criminais na região de Araçatuba em janeiro deste ano. Os casos de homicídios dolosos, roubos de cargas, furtos de veículos e estupro, por exemplo, diminuíram.

Os dados foram divulgados na última semana pela Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo. 

A queda no número de homicídios dolosos, por exemplo, foi de 50%. Em janeiro de 2021 houve 10 ocorrências do tipo, contra 5 em janeiro deste ano. O total é o menor da série histórica iniciada em 2001. O município de Araçatuba, sede da região, teve 2 casos registrados no último mês.

A região não teve casos de roubo de cargas no mês de janeiro, o que representou uma redução de 100% em relação ao ano passado, quando houve um boletim de ocorrência registrado no período. 

A queda de casos também foi observada no número de casos de estupro. Em janeiro de 2021, a região teve 18 ocorrências registradas de estupro, e em janeiro deste ano foram 17, uma queda de pouco mais de 5%. 

Índices como de latrocínio (roubo seguido de morte), permanecem zerados desde o ano de 2019 na região. Também seguem zerados os índices de roubo a banco na região desde 2013. Já os casos de extorsão por sequestro estão zerados desde 2001, no início da série histórica. 

Outros 

Os dados sobre roubos de veículos apresentaram estabilidade. De acordo com os números da secretaria, foram 3 casos registrados na região de Araçatuba em janeiro deste ano, exatamente a mesma quantidade do ano passado. 

Os únicos dados que registraram aumento de ocorrências foram de furtos e roubos em geral. No caso dos furtos, houve crescimento de mais de 10%, com 675 ocorrências em janeiro deste ano, ante 612 em janeiro do ano passado. Já no caso dos roubos, houve aumento de quase 4% com 53 casos, contra 50 no primeiro mês do ano passado. 

As polícias realizaram 311 prisões no mês passado, um crescimento de quase 13% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram feitas 276 prisões. 

 

Ultimas Noticias