Home Cidades Araçatuba Reeducação alimentar e emagrecimento são maiores necessidades na Clínica de Nutrição

Reeducação alimentar e emagrecimento são maiores necessidades na Clínica de Nutrição

9 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Com a retomada das atividades econômicas em todo o Estado de São Paulo, as pessoas que permaneceram por um tempo em isolamento social devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus estão buscando, agora, uma melhor qualidade de vida.

Um dos exemplos é a procura pelo atendimento oferecido pela Clínica de Nutrição do UniSALESIANO, localizada na UNA (Universidade Aberta da Melhor Idade), no Centro de Araçatuba.

As maiores necessidades, segundo as nutricionistas que atendem na Clínica do UniSALESIANO, são a perda de peso e adequação dos hábitos alimentares. “As pessoas nos procuram para aprender sobre como se alimentar de forma balanceada, adequada, harmoniosa e individualizada, nesse período pós-isolamento social. Tudo isso para prevenir doenças e melhorar a saúde, garantindo uma maior longevidade”, disse a orientadora da estágio da Clínica, nutricionista Bruna Raniel.

Ela explica que o objetivo dos atendimentos, que são ofertados pelos alunos do último ano do Curso de Nutrição do UniSALESIANO, com orientação e supervisão de nutricionistas, é garantir à população atendida uma assistência clínica nutricional para qualidade de vida. “As consultas contam com planos alimentares individualizados e exames antropométricos, que estudam as medidas e percentual de gordura corporal para avaliação nutricional”, explicou Bruna, ao completar que os atendimentos são voltados aos idosos, crianças, mães, portadores de doenças crônicas, obesos, manutenção de peso, entre outros.

Dessa forma, os pacientes começam a ter uma rotina alimentar/nutricional saudável através da implantação e acompanhamento de Atendimento Nutricional, com Plano Alimentar adequado às necessidades individuais ou patológicas.

Uma jovem de 28 anos, moradora de Araçatuba, está feliz e aliviada com a possibilidade de começar uma rotina com foco no emagrecimento. Ela contou que estava na expectativa para iniciar um tratamento na Clínica de Nutrição com foco na perda de peso, quando tudo foi fechado por conta da pandemia. “Isso prejudicou minha vida porque eu preciso de um acompanhamento nutricional, preciso perder peso porque tenho casos na minha família de pessoas com diabetes e hipertensão. Então, quero cuidar da minha saúde e estou gostando muito do atendimento na Clínica de Nutrição do UniSALESIANO. Me tratam super bem e me deixam animada”, disse a paciente.

Prevenção

A nutricionista especializada em Clínica Aplicada às Doenças Crônicas, Fabiana de Aro, comentou que o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para muitas doenças e a alimentação é essencial para prevenção. “É importante se pautar na conscientização sobre escolhas alimentares saudáveis, com uma auto-observação e atenção para as escolhas (como se come, quando, por que e quanto)”, salientou Fabiana.

Sobre a busca pela perda de peso e reeducação alimentar depois do isolamento social, a profissional explicou que, por ter sido um período de incertezas por causa da falta de conhecimento sobre o coronavírus, provocou nas pessoas uma insegurança e ansiedade, ocasionando compensações emocionais através da comida, especialmente, alimentos calóricos. Segundo ela, o caminho para restabelecer a qualidade na alimentação é reorganizar a rotina alimentar, manter o corpo fisicamente ativo e fazer escolhas saudáveis. “Preferir comida de verdade, ou seja, com ingredientes naturais ou minimamente processados, incluindo frutas e vegetais, grãos e cereais integrais”, aconselhou.

Saúde

A Coordenadora do Curso de Nutrição do UniSALESIANO, Prof.ª Ariadine Pires, destacou a importância da existência da Clínica, inaugurada em março de 2017, para os acadêmicos e pacientes. De acordo com Ariadine, os alunos aprendem, na prática, sobre o atendimento nutricional individualizado ou em grupo, contribuindo para o crescimento profissional.

“Eles atendem todas as faixas etárias, com ou sem patologias e essa atividade está interligada às disciplinas teóricas que os mesmos tiveram ao decorrer dos 4 anos do curso, como Nutrição e Dietética, Nutrição Clínica, Nutrição Materno Infantil, Patologia da Nutrição, Alimentos Funcionais, Fitoterapia, Nutrição Esportiva, entre outras”, explicou.

Além disso, a Coordenadora afirmou que o aluno aprende a trabalhar em equipe, uma vez que o tratamento nutricional de qualquer indivíduo deve ser pautado em sua saúde como um todo: física, psíquica e social. “Os alunos têm ainda a possibilidade de desenvolver, na Clínica, seus projetos de extensão e pesquisa relacionados à Alimentação e Nutrição”, completou.

Para os pacientes, Ariadine ressaltou que o atendimento da Clínica é relevante, já que a proposta é oferecer atendimento individualizado e específico, trabalhando a conscientização da importância de uma alimentação saudável e, se preciso, direcionada para sua patologia específica, o que lhe garante qualidade de vida, além de ser um tratamento gratuito.

Os interessados em buscar atendimento na Clínica de Nutrição do UniSALESIANO devem ligar nos telefones (18) 3519-9120/3519-9125, das 7h às 13h, ou comparecer, pessoalmente, neste mesmo horário, na rua Joaquim Nabuco, 155, no Centro de Araçatuba.

 


Compartilhe esta notícia!