Da Redação – Araçatuba
A Comissão Técnica Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Araçatuba realizou, nesta quinta-feira (18), audiência pública para receber sugestões da população destinadas a subsidiar emendas ao projeto de lei da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2027. A matéria, encaminhada pelo Executivo, já tramita na Casa.
Sob a condução do vice-presidente da comissão, vereador Fernando Fabris (PL), a audiência contou com a participação das vereadoras Sol do Autismo (PL) e Edna Flor (Podemos), além dos vereadores Luciano Perdigão (PSD), Gilberto Batata Mantovani (PSD) e Damião Brito (Rede).
Formada por servidores municipais, sindicalistas, ativistas das áreas de meio ambiente e geração de emprego e renda, usuários de serviços socioassistenciais, voluntários em ações de combate à violência contra a mulher, líderes comunitários e profissionais ligados a políticas voltadas aos idosos, a plateia apresentou diversas propostas relacionadas às respectivas áreas de atuação.
Entre as sugestões apresentadas, destacaram-se ações educativas de prevenção à violência contra as mulheres, políticas de valorização dos planos de carreira e salários dos servidores da educação e da saúde, além da implantação de novos Centros de Referência de Assistência Social.
Também foram sugeridos investimentos em lazer, educação e saúde em bairros mais afastados da região central, bem como a aquisição de um caminhão-pipa específico para a irrigação de árvores em espaços públicos.
De acordo com a Comissão de Finanças e Orçamento, as propostas serão analisadas quanto à legalidade e, caso sejam consideradas viáveis, poderão ser incorporadas ao projeto da LDO por meio de emendas que serão apreciadas pelo Plenário.



