Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Demo
    Trending
    • Presidente Lula deve visitar Andradina na próxima sexta-feira
    • Magia da dança ganha os palcos de Araçatuba com diversas atividades gratuitas de 24 a 30 de abril
    • MEMÓRIAS DE ARAÇATUBA: A Guarda Civil Municipal de Araçatuba: 76 anos de proteção e evolução
    • Entre a palavra e o silêncio: como anunciar a morte
    • Santa Casa de Araçatuba integra grupo restrito de hospitais no Brasil a realizar procedimento experimental com polilaminina
    • Atendimento presencial da Samar volta só na quarta-feira
    • Águas Andradina e Águas Castilho centralizam atendimentos nos canais não presenciais no feriado
    • Câmara vota projeto que obriga registro e combate à violência sexual contra crianças em equipamentos esportivos
    Demo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Quatro estabelecimentos de Araçatuba são autuados em fiscalização de produtos natalinos do IPEM-SP
    Araçatuba

    Quatro estabelecimentos de Araçatuba são autuados em fiscalização de produtos natalinos do IPEM-SP

    By jornalistacrispim16 de dezembro de 2022Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    FISCALIZAÇÃO – Pesos de produtos foram conferidos por equipe de fiscais em todo o estado Crédito: Divulgação
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

     

    DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

    O IPEM-SP, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado, autuou quatro estabelecimentos de Araçatuba durante a Operação Pente Fino, que teve por objetivo avaliar o peso de produtos destinados às ceias de Natal e Ano Novo em supermercados e padarias de pequeno, médio e grande porte.

    A fiscalização ocorreu em parceira com o Inmetro e foi realizada entre os dias 21 de novembro e 2 de dezembro. Além de Araçatuba, a fiscalização também foi realizada nas cidades de Avaré, Bauru, Campinas, Catanduva, Indaiatuba, Limeira, Olímpia, Registro, São José do Rio Preto, Sorocaba e Votuporanga.

    Em Araçatuba, um dos estabelecimentos autuados no bairro Jussara apresentou irregularidades em dois produtos. Um deles foi o panetone que estava pesando 42,8g a menos do que o indicado na embalagem. No mesmo local também foi observado um déficit de 7,3g no peso de um pão integral com linhaça.

    Em outro estabelecimento no Centro da cidade, foi verificado que uma embalagem de damasco turco estava com o peso 17,6g inferior ao apresentado na embalagem.

    Outros dois estabelecimentos, um na Vila São Paulo, e outro no Jardim Brasil, apresentaram problemas no peso do Chester da marca Perdigão. No Jardim Brasil, o peso estava 63,1g menor do que o apontado na embalagem, enquanto na Vila São Paulo o déficit era de 57,7g.

    Geral

    Foram avaliados, no total, 607 produtos, dos quais 37 apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem, o que corresponde a 6% dos produtos pesquisados.

    Entre os produtos avaliados estavam aves e carnes típicas das ceias de fim de ano, como peru, chester, codorna, tender, presunto, pernil, lombo, pescados e carnes em geral, além de cereais, pães, panetones, bolos, frutas in natura e secas.

    De acordo com o órgão, as empresas autuadas têm dez dias para apresentar a defesa, sendo que as multas podem chegar a valores máximos de até R$ 1,5 milhão.

    “Intensificamos nossas ações neste período do ano devido à alta demanda em produtos embalados sem a presença do consumidor. Na correria das compras de final de ano, fica difícil para o consumidor procurar uma balança para verificar se realmente está levando a quantia correspondente ao indicado na embalagem, o peso real do produto. Cabe a nós, órgão de fiscalização, proteger o consumidor nas suas relações de consumo”, explicou o superintendente Ricardo Camargo.

    Em 2019, durante a mesma operação, foram analisados 324 produtos, dos quais 15 (5%) apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem (Com informações do IPEM-SP)

    16

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleChuva destrói asfalto de avenida recém urbanizada em Araçatuba
    Next Article Campanha de adoção de cartas dos Correios no Natal tem mais de 100 unidades em Araçatuba
    jornalistacrispim

    Related Posts

    Andradina

    Presidente Lula deve visitar Andradina na próxima sexta-feira

    20 de abril de 2026
    Araçatuba

    Magia da dança ganha os palcos de Araçatuba com diversas atividades gratuitas de 24 a 30 de abril

    20 de abril de 2026
    Araçatuba

    MEMÓRIAS DE ARAÇATUBA: A Guarda Civil Municipal de Araçatuba: 76 anos de proteção e evolução

    20 de abril de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.