COMUM - Calçadão de Araçatuba é um festival de anúncios de promoção para o dia dos namorados DIEGO FERNANDES

Promoções são estratégia de lojistas para atrair clientes na semana dos namorados

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DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Durante todo o ano, comerciantes tentam atrair os consumidores por meio de promoções. Nas datas comemorativas, este tipo de prática se intensifica, com anúncios chamativos e cartazes coloridos.

Com apenas uma passada pelo calçadão da Marechal já é possível observar diversas vitrines com decorações alusivas ao dia dos namorados, comemorado neste sábado (12), e chamando a atenção para promoções internas para produtos como roupas, calçados, acessórios, dentre outros.

Já em outros locais, a própria frente do estabelecimento foi montada para atrair os consumidores, com produtos predominantemente vermelhos e que podem ser opções de presentes para a data que se aproxima.

De acordo com Gener Silva, que é presidente do Sincomércio, o Sindicato do Comércio Varejista de Araçatuba, entidade patronal, as promoções ocorrem em larga escala nestas datas por causa da competitividade entre os estabelecimentos.

“Tem bastante promoção porque a competitividade ela é flagrante nesta questão. Está todo mundo fazendo promoção e quem fizer a melhor leva vantagem”, afirmou.

Segundo o dirigente, o tamanho e a quantidade de promoções também variam com relação ao tamanho da loja e as maiores possibilidade de o comerciante abaixar os preços, visando o crescimento nas vendas. Para Gener Silva, o anúncio de promoções em veículos de comunicação também é um diferencial neste período.

“Depende do tamanho da loja, depende também da potência econômica da loja, geralmente eles fazem a melhor promoção aqueles que tem a maior competência, que conseguem investir em publicidade. Outros com menos potencial também fazem, mas pelas redes sociais”, completou.

Para a empresária Adriana Marini (Drika Marini), proprietária de uma loja de perfumes de Araçatuba, a facilidade em fazer mais promoções em datas comemorativas está no fato de os fornecedores oferecerem kits fechados de produtos no momento da venda, o que facilita as condições do estabelecimento para a revenda do produto.

“O bom, é que quando a gente trabalha com importadoras oficiais, você consegue nestas datas comemorativas comprar kits pelo mesmo valor do perfume. Normalmente o kit vem o perfume, um desodorante corporal, ou vem um gel de banho, ou um pós-barba, e é pago apenas o valor do perfume”, explicou a empresária.

A comerciante reconhece que o dia dos namorados é a segunda melhor data do ano para o setor de perfumarias e com isso as vendas costumam ter um bom acréscimo neste período.

“O dia dos namorados é a segunda melhor data para o seguimento de perfumaria. Primeiro é o Natal, depois vem dia dos namorados, depois vem mães e dia dos pais”, ranqueou Drika.

Crescimento

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio, o dia dos namorados deve trazer um crescimento de 2,5% nas vendas para o setor varejistas de produtos nesta semana.

Em Araçatuba, porém, a expectativa é ainda maior por parte de alguns gerentes de lojas. Segundo Gener Silva, em conversa informal, alguns deles chegaram a projetar até 20% de crescimento nas vendas neste período.

“Em relação ao ano passado vai ter um aumento expressivo. Alguns gerentes de lojas estão até exagerando, falando em aumentos de 15%, 18%, até 20%”, revelou. “Tudo indica uma movimentação muito boa, eu acredito nisso”, completou Silva.

Horário

Para que o consumidor tenha mais tempo para conferir as promoções do comércio em Araçatuba, nesta sexta-feira (11), véspera do dia dos namorados, as lojas do comércio ficarão abertas das 9h às 21h. O horário especial segue também no sábado (12), das 9h às 16h.

 

 

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DIEGO FERNANDES

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