Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Festa das Ações LR1
    Trending
    • Projeto Araçatuba Patrimonial vai reunir informações sobre 60 imóveis de interesse histórico e arquitetônico
    • Unisalesiano reúne centenas de pessoas em Festa das Crianças no Oratório Dom Bosco
    • Cartelas para o bingo da Festa da Primavera já estão à venda
    • Abertura oficial do Felita celebra a leitura e a literatura com contação de histórias e bate-papo com escritora
    • GCM de Araçatuba recebe R$ 415 mil em equipamentos do Ministério da Justiça e Segurança Pública
    • 16 UBSs de Araçatuba abrem até as 22h nesta semana para coleta gratuita de Papanicolau
    • Casal é preso acusado de torturar criança de 2 anos que foi internada na Santa Casa de Araçatuba
    • Vereadores trocam ofensas durante sessão em discussão sobre projeto que aumentaria subsídios dos parlamentares
    Festa das Ações LR1
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Projeto Araçatuba Patrimonial vai reunir informações sobre 60 imóveis de interesse histórico e arquitetônico
    Araçatuba

    Projeto Araçatuba Patrimonial vai reunir informações sobre 60 imóveis de interesse histórico e arquitetônico

    By dfernandesmr21 de outubro de 2026Nenhum comentário2 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Da Redação – Araçatuba

    O projeto “Araçatuba Patrimonial – Tecnologia a Serviço da Memória” vai reunir, inicialmente, informações sobre 60 imóveis de interesse histórico, arquitetônico e cultural do município, com foco na preservação. A iniciativa foi apresentada na segunda-feira (19), no Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues.

    O trabalho é desenvolvido pela Conteúdo Estratégico, por meio de edital de fomento cultural de 2025, com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba. No encontro, foram apresentadas a metodologia e as etapas em andamento do inventário técnico.

    A apresentação foi conduzida por Fernanda Machado, gestora do projeto, educadora e especialista em Políticas Públicas de Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ela estava acompanhada da arquiteta Ana Laura Roma e do historiador Daniel Lima, que integram a equipe.

    Área de Interesse Histórico

    Nesta etapa, o inventário contempla edificações situadas na Área Especial de Interesse Histórico (AEIH), delimitada pelo Plano Diretor de Araçatuba. O recorte inicial considera a localização e a tipologia dos bens edificados, com possibilidade de ampliação futura para outras áreas e categorias.

    Para organizar o levantamento, a equipe classificou os imóveis por estilos arquitetônicos: eclético, ferroviário, Art Déco — incluindo sobrelojas ligadas à imigração sírio-libanesa —, missões espanholas, templos de influência japonesa e modernismo brasileiro.

    Entre as edificações pré-selecionadas estão o Instituto de Educação Manoel Bento da Cruz (IE), a Delegacia de Polícia Civil, um sobrado na Praça Nove de Julho, casas da Vila Ferroviária, a Câmara Municipal e a Igreja Matriz, além do Templo Budista Nipo-Brasileira.

    O inventário resultará em um portal com informações históricas sobre os imóveis, tours em 360 graus, vídeos e registros de memória oral, além de um catálogo impresso. Os dados poderão subsidiar políticas públicas de preservação, educação patrimonial e turismo cultural.

    Categorias e roteiros temáticos

    Fernanda explicou que cada imóvel também está sendo avaliado por sua importância arquitetônica, histórica ou por ambas. “Edificações sem monumentalidade ganham importância quando formam conjuntos e dão continuidade à paisagem histórica”, afirmou.

    Segundo ela, o levantamento permitirá criar roteiros turísticos pela cidade com as seguintes temáticas: Patrimônio Ferroviário, Arquitetura Institucional, Arquitetura Religiosa, Diversidade Cultural, Memória Comercial e Hoteleira e Modernização Urbana.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleUnisalesiano reúne centenas de pessoas em Festa das Crianças no Oratório Dom Bosco
    dfernandesmr

    Related Posts

    Araçatuba

    Unisalesiano reúne centenas de pessoas em Festa das Crianças no Oratório Dom Bosco

    20 de outubro de 2026
    Araçatuba

    Cartelas para o bingo da Festa da Primavera já estão à venda

    20 de outubro de 2026
    Araçatuba

    Abertura oficial do Felita celebra a leitura e a literatura com contação de histórias e bate-papo com escritora

    20 de outubro de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.