Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Trending
    • Temporal e ventania causam estragos em Andradina; indústria e parque aquático foram atingidos
    • Operação da Polícia Civil desarticula esquema de desvio de máquinas de cartão e prende 7 suspeitos
    • Prefeitura vai enviar anteprojeto de lei à Câmara que prevê doações de terrenos dos distritos industriais aos empresários
    • Prefeitura anuncia reforma do atual Terminal com investimento de mais de R$ 1 milhão
    • Prédio do Novo Terminal Urbano será nova sede do Corpo de Bombeiros em Araçatuba
    • DICAS DE SÉRIES E FILMES – Viper e Signal One
    • Parceria entre Prefeitura e Unesp levará educação ambiental e saúde às escolas municipais de Araçatuba
    • TRE-SE inicia convocação de mesários para as eleições por e-mail
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Prefeitura vai enviar anteprojeto de lei à Câmara que prevê doações de terrenos dos distritos industriais aos empresários
    Araçatuba

    Prefeitura vai enviar anteprojeto de lei à Câmara que prevê doações de terrenos dos distritos industriais aos empresários

    By dfernandesmr23 de junho de 2026Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Diego Fernandes – Araçatuba

    A Prefeitura de Araçatuba entregará à Câmara um anteprojeto de Lei instituindo o novo marco regulatório da gestão dos imóveis nos distritos industriais da cidade. O objetivo é aplicar concessões de direito real de uso, permissões, e doação de imóveis do município aos industriários que estiverem ocupando e produzindo nos espaços, com o objetivo de dar segurança jurídica aos empreendedores.

    O anteprojeto foi apresentado pelo Prefeito Lucas Zanatta (PL), em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (23), no Salão Azul do Paço Municipal, com a presença do Presidente da Governança dos parques municipais de Araçatuba, Oscar Saito, além de autoridades como a Vice-Prefeita Nice Zucon, e os Secretários de Desenvolvimento Agroindustrial, César Rezek, e de Assuntos Jurídicos, Arthur Bezerra.

    Logo depois da apresentação, de forma simbólica, o anteprojeto foi entregue a dois vereadores presentes na cerimônia: João Pedro Pugina (PL) e Hideto Honda (PSD). Segundo o Prefeito Zanatta, O projeto será enviado normalmente, para que tramite pelas comissões da Casa, e para que os parlamentares tenham tempo de analisa-lo com calma antes da votação.

    Segundo o projeto, empresas que estiveram instaladas nos distritos pelo prazo de 10 anos, cumprindo todos os trâmites legais, poderão se tornar donas das áreas onde estão instalados os seus imóveis.

    “São demandas de mais de 30 anos. Nossos distritos industriais não tinham documentação, tinham vários problemas, houve uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) recentemente. Nós conseguimos superar isso”, afirmou o Prefeito.

    De acordo com o projeto, “a regularização será precedida de avaliação prévia do imóvel e de parecer jurídico da Procuradoria-Geral do Município; na regularização das situações consolidadas, será observadoo cumprimento dos encargos por período superior a 10 anos; e não serão regularizadas as situações em que se constatar fraude, simulação, dolo, desvio de finalidade ou dano ao erário”, diz o texto do anteprojeto.

    “Muitos empresários investiram e eles não tem o direito à doação da área, mas fizeram infraestrutura e estão produzindo. A lei cria um fundo e um padrão igualitário a todas as concessões, não mais projetos específicos. E aqueles que cumpriram os 10 anos conforme a concessão foi feita, eles terão a doação da área. Imagina como a indústria se formaria onde não tem a garantia jurídica de ter a área”, afirmou Zanatta.

    Fundo

    O anteprojeto enviado também cria um Fundo Municipal de Desenvolvimento dos Distritos Industriais e Tecnológicos.

    O Fundo financeiro será formado por recursos provenientes das alienações de imóveis realizadas, transferências voluntárias da União, Estado e outros entes públicos, recursos oriundos de convênios, acordos, contratos e parcerias; doações de pessoas físicas e jurídicas; e rendimentos decorrentes da aplicação financeira de seus recursos. A gestão dos recursos ficará a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho e funcionará em um caixa separado do caixa da prefeitura.

    Para o Prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta (PL), o governo deve desburocratizar o trabalho dos empreendedores e o anteprojeto tem este objetivo.

    “Nós queremos que as indústrias de Araçatuba cresçam, deem lucros, gerem empregos, porque nós acreditamos que emprego é o melhor projeto social que tem. E nós queremos que a partir de agora essas empresas possam investir mais ainda”, explicou Zanatta.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticlePrefeitura anuncia reforma do atual Terminal com investimento de mais de R$ 1 milhão
    Next Article Operação da Polícia Civil desarticula esquema de desvio de máquinas de cartão e prende 7 suspeitos
    dfernandesmr

    Related Posts

    Andradina

    Temporal e ventania causam estragos em Andradina; indústria e parque aquático foram atingidos

    23 de junho de 2026
    Araçatuba

    Operação da Polícia Civil desarticula esquema de desvio de máquinas de cartão e prende 7 suspeitos

    23 de junho de 2026
    Araçatuba

    Prefeitura anuncia reforma do atual Terminal com investimento de mais de R$ 1 milhão

    23 de junho de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.