POMPEU - Uma das indicações erradas está em placa instalada na avenida Pompeu de Toledo

Prefeitura instala placas com indicações de direção erradas para pontos turísticos de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

Diego Fernandes – ARAÇATUBA

Com o objetivo de fazer indicações turísticas, a prefeitura de Araçatuba iniciou nos últimos dias a instalação de placas de indicação de pontos importantes do município. Porém, nem todas elas estão com a orientação correta para aqueles que são de fora da cidade. A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL constatou após denúncia que pelo menos duas destas placas contém indicações erradas para quem quer acessar locais importantes como o recinto de exposições, onde é realizada a Exposição Agropecuária e as competições da ABQM (Associação Brasileira do Cavalo Quarto de Milha), e o parque aquático Hot Planet, importante rota turística da cidade. O serviço de instalação custou mais de R$ 400 mil aos cofres municipais.
O visitante de Araçatuba que acessa o município através da avenida Saudades e faz a conversão para a avenida Pompeu de Toledo na rotatória, após ultrapassar o semáforo da rua Duque de Caxias, chega até a rotatória da avenida Brasília e se depara com uma placa de sinalização turística, na cor marrom, com indicações de quatro lugares: na parte de cima, estão sinalizados corretamente a Praça Rui Barbosa e o Teatro Castro Alves, indicando conversão à esquerda na rotatória.
O erro, porém, está na parte de baixo. Recinto de exposições e parque aquático estão indicados como conversão à direita, quando o correto seria seguir em frente, na própria Pompeu de Toledo, que dá acesso a estes dois locais. Virando à direita, o visitante seguiria rumo à rodovia Marechal Rondon.
Em outro ponto da cidade, na rua dos Fundadores, pouco antes do semáforo do cruzamento com a rua Vereador Silva Grota, a reportagem constatou outro erro. Uma placa de indicação turística aponta o Pronto Socorro Municipal e o Recinto de Exposições em frente, enquanto indica conversão à direita para o Parque da Fazenda.
No caso, pronto-socorro e parque da fazenda estão indicados corretamente, mas o recinto de exposições, que fica ao lado do próprio parque da fazenda, deveria estar indicado também como conversão à direita. Caso o visitante siga reto, como indica a placa, ele terá transtornos para acessar o local, já que o primeiro retorno pela própria sequência da avenida é apenas em frente à antiga estação ferroviária.

Instalação
Para a instalação das placas, a prefeitura de Araçatuba recebeu verba do governo do estado, através da secretaria estadual de turismo. Segundo placa indicativa instalada na avenida Brasília, próxima ao terminal rodoviário, o início das obras foi em 10 de dezembro de 2020, com o prazo de 3 meses para ser concluída, prazo este que foi ultrapassado, já que apenas nos últimos dias é que o serviço foi, de fato, terminado.
O preço total pago pela prefeitura foi de R$ 428.152,25. A empresa responsável pela confecção é a R.J.C. Sinalização Urbana LTDA – EPP, que tem endereço indicado no bairro da Vila Sílvia, em São Paulo (SP). A empresa foi a vencedora de licitação, homologada pelo prefeito Dilador Borges Damasceno (PSDB) em 9 de setembro de 2020. A abertura dos envelopes de licitação ocorreu quase um mês antes, no dia 13 de agosto.
De acordo com o acordado com a empresa, seriam confeccionadas 95 placas de sinalização turística, com indicações de 17 locais considerados de maior atração para o turismo na cidade, sendo eles: Praia Municipal, Museu Marechal Rondon, Parque Ecológico Baguaçu, Recinto de Exposições, Teatro Paulo Alcides Jorge, Teatro Castro Alves, Centro Cultural Ferroviário, Praça João Pessoa, Praça Getúlio Vargas, Praça Rui Barbosa, Praça da Juventude, Zoológico Municipal, Thermas Hot Planet, Parque da Fazenda do Estado, Turismo Rural Água Limpa, Estádio Municipal e Ciclo Turismo.
O acordo indica a instalação de 70 placas fixadas por semi-pórtico, como é o caso da placa com indicação errada instalada na avenida Pompeu de Toledo; e 28 placas fixadas por coluna dupla, como é o caso da placa com informação equivocada instalada na rua dos Fundadores.

FUNDADORES – Outro erro flagrado pela reportagem está em placar na rua dos Fundadores

 

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Shopping faz entrega de mil exemplares de livro em escolas e entidades de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Como parte da programação do mês das crianças, a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *