Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Festa das Ações LR1
    Trending
    • GS Inima Samar intensifica atualização cadastral de clientes para adequação à nova Nota Fiscal da Água e Saneamento
    • Saúde amplia frota do SAMU com nova ambulância recebida do Ministério da Saúde
    • Araçatuba avança na criação de política para ampliar agricultura urbana
    • Árvore caída é retirada da ponte do Belo Monte após chuvas de domingo em Andradina
    • Birigui também registra ocorrência por causa do temporal
    • Defesa Civil registra mais de 40 quedas de árvores após ventos de 112 km/h em Araçatuba
    • Câmara de Araçatuba vota crédito adicional para aquisição de equipamentos para Creas e Centro Dia do Idoso
    • Dilador e Pugina têm votação expressiva, mas ficam como suplentes na Alesp
    Festa das Ações LR1
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Prefeitura e Unisalesiano anunciam início de reforma e preveem início dos atendimentos de novo pronto-socorro em novembro
    Araçatuba

    Prefeitura e Unisalesiano anunciam início de reforma e preveem início dos atendimentos de novo pronto-socorro em novembro

    By dfernandesmr23 de junho de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Diego Fernandes – Araçatuba

    A prefeitura de Araçatuba e o Unisalesiano anunciaram na tarde desta segunda-feira (23) o início da reforma do prédio do antigo Hospital da Mulher. As obras devem se iniciar no dia 1º de julho, serão realizadas pela empresa JR Construção, e terão prazo de quatro meses para a conclusão e início das atividades do novo PS, que devem se iniciar em novembro. Assim que a reforma estiver concluída, as atividades que ocorrem hoje na Rua Rosa Cury, 72, no bairro São Joaquim, passarão a acontecer na Rua Sacadura Cabral, 471, no bairro Aviação.

    A obra terá um investimento de aproximadamente R$ 2,7 milhões, que serão bancados pelo Unisalesiano, com prazo de entrega de quatro meses para conclusão. Isso significa uma economia de R$ 8 milhões em relação ao anunciado em 2024, quando a previsão de gastos era de 11 milhões de reais e com 14 meses para entrega do local.

    Com a reforma o novo Pronto Socorro terá três entradas: para adultos, crianças e emergência; quatro consultórios clínicos; um consultório de ortopedia; sala de gesso; dois aparelhos de radiografia; dois consultórios de odontologia; dois consultórios para pediatria; sala de emergência para pediatria; sala de hidratação; sala para medicação rápida; oito apartamentos para observação adultos; sala de emergência; aparelho de tomografia; aparelho de ultrassom; central de esterilização; instalação completa para o SAMU; farmácia; refeitório e instalações para funcionários.

    De acordo com o secretário municipal da saúde de Araçatuba, Dr. Daniel Martins Ferreira Júnior, já está todo o planejamento o funcionamento do futuro pronto-socorro, com espaços específicos para cada tipo de atendimento.

    “Essa reforma já tem tudo previsto, o novo pronto-socorro terá entrada independentes para adultos, crianças e emergência, com atendimentos separados em masculino, feminino, psiquiatria, sala de hidratação, sala de curativos, sala de sutura, tomografia, ultrassom, raio-X, além do atendimento médico, são quatro consultórios médicos, dois para ortopedia, um para pediatria, e dois para odontologia. Tudo isso já está pensando, incluindo o Samu. E terá todo o conforto para os funcionários com alojamento, vestiários e refeitórios”, afirmou.

    O secretário afirmou que, atualmente, uma média de 600 pessoas são atendidas no pronto-socorro municipal na Rua Rosa Cury, e a intenção é diminuir este número, embora o novo local tenha capacidade para atender mais pessoas.

    “Hoje o Pronto-Socorro está atendendo 600 pessoas por dia. Com a melhoria dos atendimentos nas UBSs do Umuarama e Morada dos Nobres, esse número deve diminuir, mas essas 500 ou 600 pessoas atendidas por dia serão atendidas aqui. A capacidade é até mais se precisar, mas queremos que a Atenção Básica melhore a sua resolutividade para que as pessoas procurem menos o Pronto-Socorro”, disse.

    200 atendimentos a menos

    O prefeito Lucas Zanatta (PL) destacou que, desde a abertura das UBSs 24h no Umuarama e Morada dos Nobres, houve uma diminuição de 200 atendimentos por dia no pronto-socorro, apontando para uma melhora na resolutividade.

    “Já tivemos uma redução de 200 pessoa por dia no pronto-socorro. O trabalho que começou com o Dr. Daniel abrindo as duas UPAs do Morada e do Umuarama, já houve uma redução de pessoas que vão ao pronto-socorro. E a nossa previsão é que a resolutividade diminua isso mais ainda”, disse.

    O Chefe do Executivo celebrou a parceria com o Unisalesiano e já imagina que será possível uma parceria com a instituição de ensino também nos atendimentos de urgência e emergência no PS.

    “É uma alegria, essa parceria com o Unisalesiano é um case de sucesso, é um projeto que vai mudar a forma de planejar saúde pública no Brasil todo. É pioneiro o que estamos fazendo. E ter um parceiro como o Salesiano é magnífico, tanto que haverá este investimento”, disse. “Se depender de mim eu estou apertando eles já. E aí? Vão reformar e deixar o outro fazer festa na casa? (Risos). Estou conversando com eles, e eles estão com um sentimento muito positivo com essa experiência”, completou.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleDefesa Civil de Araçatuba recomenda atenção com queda da temperatura nos próximos dias
    Next Article Motorista é flagrado a 174 km/h em rodovia de Birigui durante o final de semana
    dfernandesmr

    Related Posts

    Araçatuba

    GS Inima Samar intensifica atualização cadastral de clientes para adequação à nova Nota Fiscal da Água e Saneamento

    6 de outubro de 2026
    Araçatuba

    Saúde amplia frota do SAMU com nova ambulância recebida do Ministério da Saúde

    6 de outubro de 2026
    Araçatuba

    Araçatuba avança na criação de política para ampliar agricultura urbana

    6 de outubro de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Carregando comentários...