Home Cidades Araçatuba Prefeito vai pedir área ao Governo para ampliação de Parque Equestre em Araçatuba

Prefeito vai pedir área ao Governo para ampliação de Parque Equestre em Araçatuba

8 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

Diego Fernandes – ARAÇATUBA

O Prefeito Dilador Borges vai pedir ao Governo do Estado a doação de área anexa ao Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba, para ampliação do Parque Equestre, que está sendo utilizado na 42ª edição do Campeonato Nacional da ABQM, a Associação Brasileira do Cavalo Quarto de Milha.
A informação foi dada pelo próprio chefe do executivo municipal durante discurso na inauguração do Complexo Esportivo Equestre de Araçatuba, considerado o maior da América Latina, ocorrida em solenidade oficial no final da manhã de ontem, no auditório do Recinto.
Dilador fez o pedido direcionando sua fala para o Assessor Técnico da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo, Ronaldo Daher, que esteve presente à inauguração representando o governador João Doria.
Segundo Dilador, a área anexa ao Recinto possui 25 hectares e foi excluída da concessão dada pelo então governador Geraldo Alckmin, em 2018, por problemas de documentação. Na oportunidade, a área onde fica o Recinto foi passada para o município de Araçatuba, que posteriormente fez a concessão ao Siran, o Sindicato Rural da Alta Noroeste, já com o intuito de trazer o Campeonato da ABQM para a cidade.
O mandatário de Araçatuba afirmou à reportagem do Jornal O LIBERAL REGIONAL que formalizará o pedido da área ao governador João Doria. “Vai ser pedido pro Dória, eu tenho certeza que ele vai nos atender, na hora que ele entender e conhecer o tamanho desse evento e a necessidade de a gente encampar isso, para tornar maior ainda o seguimento do agronegócio”, afirmou Dilador.
O assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento, Ronaldo Daher, afirmou que tem certeza que a demanda será atendida por Doria. “Este projeto é um sonho dos moradores de Araçatuba, mas também é do Governo, de aumentar as parcerias público-privadas, trazer o terceiro setor e associações para engajar junto ao Governo. Só vamos ter a peculiaridade de ver os amparos legais para que isso ocorra da melhor forma possível”, afirmou Daher.
A área concedida pela Fazenda do Estado ao município possui 875 mil metros quadrados e abrange não só o Recinto Clibas de Almeida Prado, como também a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade e o antigo Sítio Escola. Caso seja concedida a área anexa, o espaço ganhará mais 250 mil metros quadrados a serem utilizados pelo município.
Solenidade de inauguração
Ainda durante o evento de inauguração, o Presidente da ABQM, Cicinho Varejão, se emocionou em seu discurso ao falar sobre a morte do pecuarista Marcos Toledo, de 72 anos, que participou de todos os Campeonatos da ABQM até então. Varejão e Toledo eram amigos e trabalharam juntos pelo crescimento das competições e da Associação em si.
Durante conversa com a reportagem do Jornal O LIBERAL REGIONAL, Cicinho contou que pretendia ter uma área própria da Associação para a realização do Campeonato, e Araçatuba cumpriu os requisitos para tanto. “Ficamos 10 anos em Avaré, mas lá foi proibida a prova do laço e tivemos que procurar outro lugar para não separar (as competições). Fomos pra Londrina, alugamos o parque, mas tivemos que improvisar um monte de coisas, e a ABQM tem que ter uma sede própria. Aí viemos pra Araçatuba, para um parque que tem estrutura boa, topografia, e tem tamanho para a ABQM crescer mais uns 50 anos”, disse.
Segundo o presidente da ABQM, este já é o maior evento da Associação em todos os tempos e o grande público que compareceu ao recinto para acompanhar as competições no último final de semana comprova que Araçatuba abraçou a ideia.
O secretário Especial de Assuntos Fundiários e Vice-Ministro da Agricultura, Nabhan Garcia, também esteve presente na solenidade representando a Ministra da Agricultura, Teresa Cristina. Segundo ele, Araçatuba agregou mais um valor à sua importância dentro do cenário nacional. “Araçatuba tem uma marca registrada de ser a Capital do Boi Gordo e agora é também a Capital do Cavalo Quarto de Milha. Araçatuba está de parabéns e todo cidadão e cidadã daqui vai se beneficiar com isso”, comentou.

A ABQM 1.jpg

Homenagens prestadas
Durante a solenidade de inauguração foram prestadas várias homenagens. A ABQM, por meio do presidente Cicinho Varejão e da representante do conselho, Monica Ribeiro, entregou placas em agradecimento aos criadores Jamil Buchalla Júnior e José Macário Perez Pria, prefeito Dilador Borges e diretores do Siran. Outras homenagens foram prestadas.

ABQM 22-07-2019 (47).JPG

 


Compartilhe esta notícia!