6.4 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 19, 2022

Prazo para doações de Imposto de Renda às entidades termina nesta sexta-feira

Os contribuintes Pessoas Físicas (PF) têm até esta sexta-feira (28), para fazer doações e abater até 6% do valor doado na declaração do Imposto de Renda (IR) 2019 à entidades sociais, credenciadas pela Receita Federal. Ou seja, além de ajudar uma entidade, pagará menos imposto ou receberá uma restituição maior no próximo ano. A partir de fevereiro, também será possível doar, mas apenas 3%.
Dados divulgados pela a Receita Federal apontam que em 2016 quase R$ 324 milhões foram destinados pelos contribuintes aos fundos beneficentes, o que representa apenas 12% do que poderia ter sido doado. Para o empresário contábil André Américo, a falta de conhecimento sobre este tipo de doação é um dos fatores principais para a baixa destinação. “É preciso que os contribuintes saibam que existe essa opção, pois além de conseguir um desconto no pagamento do imposto seguinte, ele também pode receber um valor mais alto na restituição”, aponta.
Para realizar a destinação é preciso fazer a declaração pelo modelo completo, e o valor doado não pode ser parcelado. “O contribuinte pode doar o dinheiro para mais de uma instituição, mas a soma das doações não pode ultrapassar os 6% do IR devido. Já as pessoas jurídicas podem fazer a destinação de até 1%”, afirma Américo. Ainda que o valor seja depositado de forma antecipada, ele acrescenta que, quando o período da declaração começar, será possível fazer a compensação. “Se surgir alguma dúvida, a orientação é procurar um contador ou contabilista”, completa.

DA REDAÇÃO
Araçatuba

Ultimas Noticias