AGLOMERAÇÃO - Vídeo gravado por moradora mostra muitas pessoas esperando atendimento em Araçatuba

População se aglomera na UBS Covid e vereador pede abertura de mais um ponto de atendimento

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Moradores de Araçatuba estão reclamando das longas filas e do tempo de espera elevado na UBS Covid, no bairro Umuarama, local designado pela prefeitura para atendimento de pessoas que possuem sintomas gripais.

Com o aumento no número de atendimentos de pessoas com sintomas como febre, dor no corpo, coriza, tosse, dentre outros, a demanda tem sido muito maior do que a capacidade de atendimento do local, o que vem provocando transtornos à população.

Nos últimos dias, Araçatuba vem registrando crescimento nos casos de covid, além de um aumento no atendimento de casos de Influenza, gerados pela variante H3N2.

Nesta terça-feira (4), moradores com estes sintomas ficaram horas esperando para realização do teste de covid-19 na UBS. Um vídeo de uma moradora enviado à reportagem que estava no local mostra mães com crianças de colo esperando na fila e uma aglomeração, o que não é recomendável durante a pandemia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Além da UBS Covid, que funciona com essa finalidade desde julho do ano passado, também o pronto-socorro municipal realiza atendimento de casos de síndromes gripais e testagem de pacientes, e, segundo relatos, também vem passando pelos mesmos problemas de lotação nos últimos dias.

Nesta terça-feira (4), o vereador Wesley da Dialogue (Podemos) protocolou um ofício na prefeitura pedindo que o Hospital Municipal, atualmente utilizado para vacinação contra a covid-19, seja novamente utilizado como ponto de apoio para atendimento de casos de gripe e covid.

Na fase mais crítica da pandemia, o local chegou a ser utilizado como ponto de internação em leitos de enfermaria, serviço que durou cerca de 5 meses e foi encerrado com a diminuição do número de internações, em setembro do ano passado.

De acordo com o parlamentar, o pedido ocorre devido ao aumento de casos de covid-19 e gripe nos últimos dias em Araçatuba. Segundo ele, a variante ômicron também é um risco que pode fazer com que o número de casos de coronavírus siga crescendo nas próximas semanas.

A prefeitura ainda não respondeu à solicitação do vereador e as reclamações da população em relação à qualidade do atendimento na UBS Covid.

Casos

Nesta terça-feira (4), foram notificados 118 casos positivos de covid-19 em Araçatuba, segundo dados da vigilância epidemiológica. O número de internados passou de três na segunda, para seis no dia de ontem.

 

Veja também

Três Lagoas registra as três primeiras mortes por Covid-19 do ano e liga mais um alerta

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS Três Lagoas registrou ontem (24) um total de 306 novos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.