Diego Fernandes – Araçatuba
Mais um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil informando a morte de uma pessoa no pronto-socorro de Araçatuba. Desta vez, a vítima foi uma criança de apenas 11 meses de idade.
O óbito da criança aconteceu no dia 24 de junho, segunda-feira da última semana. A confirmação da morte foi dada pela própria prefeitura de Araçatuba em resposta à reportagem do Jornal da Manhã, da Jovem Pan Araçatuba.
A reportagem do jornal O LIBERAL entrou em contato com a mãe do menino, que preferiu não se pronunciar oficialmente no momento após receber orientações jurídicas. Porém, a mãe relatou que houve descaso no tratamento dado a ela e seu filho no pronto-socorro nas vezes em que buscaram atendimento e diz que irá a fundo para buscar Justiça e para saber o que de fato aconteceu com a criança.
De acordo com as informações passadas pela mãe da criança à Polícia Civil, ela levou o seu filho ao pronto-socorro de Araçatuba por cinco vezes e o motivo era de que a criança apresentava características de gripe.
Em todas as vezes, ela relata que o médico não realizou nenhum tipo de exame e apenas ministrou o xarope para a criança, a mandando para casa logo depois. A criança seguiu com o mesmo quadro.
Na véspera do ocorrido, a mãe afirma que foi novamente ao pronto-socorro, já que o quadro de gripe da criança havia piorado. Ela pediu para que fossem feitos exames na criança, e após a realização foi constatado que o menino estava com pneumonia.
Após a constatação, foi solicitada a internação da criança na Santa Casa de Araçatuba, mas por já estar com o quadro bastante agravado, o menino não resistiu e foi a óbito na madrugada do dia 24.
Confirmação
A nota enviada pela prefeitura de Araçatuba se limitou a confirmar a morte e informar que o caso está sendo encaminhado para análise.
“Com profundo pesar, informamos o falecimento de uma criança de 11 meses no Pronto-Socorro, ocorrido nesta segunda-feira (24/6). Informamos que este caso, assim como todos os óbitos ocorridos no Pronto-Socorro, foi encaminhado para as comissões para análise do caso”.
Mais um caso
As mortes no pronto-socorro de Araçatuba vêm ocorrendo constantemente. Foram 136 óbitos em apenas 20 meses no período de julho de 2022 a fevereiro de 2024, segundo informações da própria prefeitura.
Há duas semanas, familiares de vítimas que morreram após negligência no atendimento no PS de Araçatuba, fizeram duas manifestações, uma delas em frente ao equipamento público, pedindo mais atenção e melhoras no atendimento.
A segunda manifestação ocorreu na Câmara Municipal, paralisou uma sessão ordinária, e pressionou os vereadores a assinarem o requerimento que pedia a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a saúde de Araçatuba.
Dentre as manifestantes estava Maria Theresa Ferreira Silva, que havia relatado à reportagem de O LIBERAL, dias antes, os problemas ocorridos no pronto-socorro municipal de Araçatuba que levaram à morte de seu marido, Ismar Machado de Oliveira, de 46 anos, após ter ido ao PS por quatro vezes.

