REGIÃO - O city-gate de Bilac é responsável pelo abastecimento de consumidores residenciais, industriais e comerciais

Petrobras inicia venda de participação nas transportadoras de gás

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A Petrobras iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser) referente à venda da totalidade de suas participações de 51% na Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) e de 25% na Transportadora Sulbrasileira de Gás S.A. (TSB).

Essa operação está alinhada à estratégia de otimização de portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em ativos de classe mundial em águas profundas e ultra-profundas, onde a Petrobras tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos.

 

Sobre a TBG

A TBG é uma companhia que atua no transporte de gás natural e está presente no principal eixo econômico do Brasil, nas regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, sendo a proprietária e operadora do gasoduto Bolívia-Brasil em território brasileiro.  Seu gasoduto tem extensão de 2.593 km, com capacidade de transporte de até 30 milhões de m3/dia ao longo do gasoduto e um adicional de 5,2 milhões de m3/dia no trecho em São Paulo.

O gasoduto transporta grandes volumes de gás natural, operando em alta pressão. Ao se aproximar das cidades, essa pressão é reduzida para que o gás seja entregue às Companhias Distribuidoras Locais (CDL) e consumidores livres através dos Pontos de Entrega. Esse formato constitui um sistema integrado de transporte de gás.

 

ARAÇATUBA E TRÊS LAGOAS

Na região há pontos de entrega (city-gate) em Três Lagoas e região de Araçatuba (Bilac). Em Três Lagoas, além da distribuidora local – MSGás, tem também pontos na UFN III (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), cuja obra está paralisada e na UTE (Usina Termelétrica) Luís Carlos Prestes. Já em São Paulo, incluindo Araçatuba, a Gasbrasiliano  distribui gás natural canalizado na região noroeste, abrangendo 375 municípios. Além  de consumidores residenciais, há consumidores comerciais e industriais.

A presente divulgação está de acordo com as normas internas da Petrobras e com o regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista federais, previsto no Decreto 9.188/2017.

DESTAQUE – Gasoduto da transportadora que está sendo vendida tem 2.593 quilômetros de extensão

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Direito do Trabalho

Compartilhe esta notícia!  Nílson Faria PRÊMIOS E ABONOS SALARIAIS PÓS REFORMA TRABALHISTA Os prêmios e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *