Home Cidades Araçatuba Penápolis terá monitoramento por câmeras

Penápolis terá monitoramento por câmeras

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – PENÁPOLIS

A Prefeitura de Penápolis iniciará, em breve, projeto piloto que tem por objetivo reforçar a segurança na cidade. A medida consiste na implantação de câmeras para monitoramento de ruas em locais considerados estratgégicos. Para isso, o município firmou, na última semana, parceria com o Grupo FGK, de Promissão.
Segundo o prefeito Célio de Oliveira (sem partido), a tecnologia será aplicada em alguns pontos de forma experimental. Entretanto, ele acredita que será fundamental para melhorar a segurança das pessoas.
A parceria com a empresa do município vizinho faz parte do Projeto Cidade Segura – Segurança Colaborativa – implantado na cidade por indicação da Polícia Militar, de acordo com o secretário municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Mauro Olympio. “Houve um contato com a Polícia Militar e foi discutida essa forma de segurança que poderíamos implantar no município. Espero que a participação dessa empresa venha a se somar a outras iniciativas que temos feito em matéria de trânsito”, destacou o secretário.
Conforme o diretor da FGK, Guto Dinalli, as câmeras serão instaladas em pontos determinados pelo Executivo. Em seguida, a empresa fará o gerenciamento das imagens captadas, fornecendo-as para órgãos de segurança, como polícias Militar e Civil, além da Guarda Municipal e da própria Prefeitura.
Inicialmente, serão instaladas quatro câmeras de monitoramento por 30 dias, sem custo para o município. Os endereços não foram divulgados. “Pelo convite do Capitão Brito, da Polícia Militar, e do prefeito Célio, firmamos a parceria e vamos dar sequência para testes e, posteriormente, dar sequência na instalação das demais em diferentes pontos da cidade”, explicou Dinalli.
EXPERIÊNCIA
A implantação de câmeras, em parcerias com o Estado ou a União, já é adotada em diferentes municípios com o objetivo de reduzir a criminalidade. Os resultados, em muitos casos, têm sido alcançados, como a prevenção e o esclarecimento de muitos crimes. Em vários desses sistemas de inteligência, por exemplo, consegue-se identificar a própria face do criminoso.
Ranking de cidades com maior risco de violência no estado de São Paulo, divulgado em maio deste ano, colocou Penápolis na 65ª colocação. O levantamento foi elaborado em uma pesquisa feita pelo Instituto Sou da Paz e inclui os municípios com mais de 50 mil habitantes.
ESPERANÇA
Célio se disse confiante em bons resultados com esse trabalho em Penápolis. “Com certeza, será uma boa parceria tanto com o setor público quanto o privado. O objetivo é a implantação de câmeras de segurança em pontos estratégicos de Penápolis para oferecer, cada dia mais, uma cidade segura”, declarou.

 


Compartilhe esta notícia!