Home Cidades Araçatuba Para atender dezenas de famílias, comunitária do município será entregue neste domingo

Para atender dezenas de famílias, comunitária do município será entregue neste domingo

4 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – PENÁPOLIS

Moradores do Residencial Gualter Monteiro recebem neste domingo (08) a nova horta comunitária que atenderá a comunidade da região. O evento que marcará a entrega acontece a partir das 9hs, na própria horta localizada na rua Pio Alves do Rego. Quase 60 famílias serão beneficiadas pela estrutura, além de centenas beneficiadas indiretamente.
Durante a inauguração do espaço, os presentes podem participar de atividades recreativas e esportivas, pintura facial, distribuição de pipoca, entre outras ações oferecidas de forma gratuita. O evento é aberto ao público e terá início às 09hs.
As famílias participantes do projeto também receberão no dia os kits composto por diferentes tipos espécies de sementes, além de calcário para corrigir a acidez do solo e adubo para melhor preparação dos canteiros. A nova horta atende a uma reivindicação dos moradores do bairro, com o apoio do vereador José Antonio Ferres Chacon (Cabeça).
Esta é uma das maiores hortas comunitárias já instaladas na cidade. Serão 112 canteiros, sendo que cada uma das 56 famílias será responsável por dois locais de cultivo de hortaliças e legumes de forma gratuita. A implantação foi feita pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, com apoio da Secretaria de Obras e Serviços.
O secretário de Agricultura, Agnaldo Tomé, explicou que a horta foi preparada para o plantio de hortaliças e legumes e algumas famílias já iniciaram o seu cultivo. “Preparamos o solo com calcário e material orgânico, deixando tudo pronto para que as famílias já iniciassem o plantio”, destacou. A Prefeitura ainda oferece de forma gratuita a água, além de toda a orientação para o plantio.
Atualmente, a Secretaria de Agricultura gerencia cerca de 50 hortas comunitárias, implantadas nos bairros, nas escolas e demais instituições. Está prevista para este ano a instalação de duas novas hortas comunitária, uma no Jardim dos Sonhos e a segunda em local a ser definido.
Aproximadamente 2 mil famílias participam diretamente com o projeto, além das demais pessoas beneficiadas indiretamente. Pela regra do projeto, não é permitido comercializar a produção das hortas, por isso as famílias que possuem canteiros acabam doando parte da produção a outras pessoas, que também são ajudadas com os alimentos.


Compartilhe esta notícia!