Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Festa das Ações LR1
    Trending
    • Secretarias municipais prestam contas na Câmara
    • Prefeitura nomeia Duarte Heitor de Freitas Filho como novo secretário de Educação de Araçatuba
    • Banco de Leite Humano de Araçatuba celebra 20 anos
    • GS Inima Samar realiza 5ª edição do Curso de Encanador para Mulheres em parceria com o Fundo Social
    • Academia Araçatubense de Letras lança podcast para valorizar escritores e a produção cultural de Araçatuba
    • Câmara vota projeto de crédito suplementar para manutenção de convênio com a Zatti Saúde
    • Domingo tem feira de adoção pet no Shopping Praça Nova Araçatuba
    • Conselho de Turismo de Araçatuba tem novo presidente
    Festa das Ações LR1
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Paço Municipal de Araçatuba recebe iluminação em alusão ao mês de combate à violência contra a mulher
    Araçatuba

    Paço Municipal de Araçatuba recebe iluminação em alusão ao mês de combate à violência contra a mulher

    By dfernandesmr11 de agosto de 2026Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Da Redação – Araçatuba

    Em alusão ao Agosto Lilás, parte da fachada do Paço Municipal de Araçatuba recebeu iluminação especial, marcando as ações da campanha nacional de conscientização ao enfrentamento e combate à violência contra a mulher no município.

    De acordo com a Lei Maria da Penha, que completou 20 anos nessa sexta-feira (7), a violência doméstica vai muito além da agressão física ou do estupro. A legislação classifica os tipos de abuso contra a mulher em cinco categorias: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

    Até o dia 14 de agosto, o município recebe o Circuito Integrado de Proteção às Mulheres – SP Por Todas, unidade móvel da Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo. Será uma semana de atendimento gratuito e especializado para mulheres em situação de violência.

    Em uma iniciativa única e eficiente, estarão reunidos em um mesmo espaço serviços de acolhimento psicossocial, segurança pública, orientação jurídica e encaminhamento à rede municipal de proteção, com atuação integrada da Defensoria Pública, do Ministério Público e do Poder Judiciário.

    Rede de proteção

    Em Araçatuba, as mulheres em situação de violência contam com uma rede de proteção que reúne canais de denúncia, atendimento especializado e apoio para a reconstrução da autonomia. Os serviços podem ser acessados por telefone, aplicativo, plataformas digitais ou presencialmente.

    Na Casa da Mulher Paulista, as vítimas encontram acolhimento, proteção e suporte integral para que possam romper o ciclo de agressão e reconquistar a autonomia pessoal e financeira. Na unidade, que fica na Rua Junqueira Freire, 380, no bairro Paraíso, elas recebem apoio psicológico, social e jurídico.

    Um dos canais disponíveis para denúncias é a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, serviço gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Há também a possibilidade de procurar a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que funciona 24 horas por dia.

    Cabine lilás

    Em situações de emergência, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190. As chamadas de violência doméstica são direcionadas à Cabine Lilás, atendida por policiais femininas capacitadas para acolher a vítima, avaliar o risco da ocorrência e encaminhar o atendimento mais adequado.

    É possível fazer também boletim de ocorrência pelo aplicativo SP Mulher Segura, do Governo de São Paulo. A ferramenta é gratuita e está disponível para dispositivos iOS e Android, facilitando o pedido de ajuda e o acesso a serviços de proteção. O registro é encaminhado diretamente para a DDM.

    Veja, a seguir, locais para buscar ajuda em Araçatuba:

    Casa da Mulher Paulista

    Endereço: Rua Junqueira Freire, 380, Bairro Paraíso

    Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h

    Informações: (18) 99686-4904

    Delegacia de Defesa da Mulher (DDM)

    Endereço: Rua Cussy de Almeida Júnior, 1.167, Bairro Jardim do Prado

    Atendimento: 24 horas por dia

    Informações: (18) 3622-3064

    Defensoria Pública do Estado de São Paulo

    Endereço: Rua Quinze de Novembro, 395, Centro

    Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h

    Informações: (18) 2102-4200

    Guarda Civil Municipal

    Atendimento: 24 horas por dia

    Denúncias: (18) 3636-1240 ou (18) 3636-1243

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleMeio Ambiente registra 14 ocorrências com animais de grande porte em vias públicas
    Next Article O potencial energético do Brasil precisa se transformar em vantagem competitiva
    dfernandesmr

    Related Posts

    Araçatuba

    Secretarias municipais prestam contas na Câmara

    28 de setembro de 2026
    Araçatuba

    Prefeitura nomeia Duarte Heitor de Freitas Filho como novo secretário de Educação de Araçatuba

    28 de setembro de 2026
    Araçatuba

    Banco de Leite Humano de Araçatuba celebra 20 anos

    28 de setembro de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.