21.9 C
Araçatuba
sábado, maio 21, 2022

Outono chega hoje com queda na temperatura e chuva

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Com chuva, o outono de 2022 vai começar hoje (20), às 12h33 e vai até o dia 21 de junho, quando chega o inverno no hemisfério sul. O clima quente e úmido e chuvas intensas, características do verão, vão diminuir. As chuvas intensas da primeira quinzena de março vão reduzir gradativamente. A temperatura vai ficar mais amena. 

“Ainda temos condições de chuva pelo menos até domingo. O volume de chuva deve ser maior no fim de semana”, explica o meteorologista Thomaz Garcia. Segundo o meteorologista, uma frente fria vai passar pelo litoral, trazendo chuva, especialmente para o litoral e a faixa leste como um todo. “A frente fria vai derrubar bastante a temperatura por alguns dias, e o que vamos observar é pelo menos o início da semana sem chuva significativa.”

“A primeira quinzena foi bastante chuvosa e agora, com essas frentes frias passando com mais frequência, a tendência é não termos as temperaturas que tivemos nas últimas quatro semanas”, acrescenta Garcia. Nas quatro semanas anteriores foram registradas temperaturas acima de acima de 33 graus em Araçatuba.

De acordo com o meteorologista, o outono de 2022 deve ser parecido com o do ano passado. “Ainda com influência do fenômeno La Niña, a tendência é de temperaturas dentro ou um pouco abaixo da média. Não teremos condições para chuvas”, destaca. Garcia diz ainda que a estação já tem como característica o volume inferior de chuva. “O comum realmente é a redução gradual das chuvas, quando a gente observa abril, maio, junho. Ou seja, quanto mais próximo do inverno, esses volumes de chuva são menores.”

 

ARAÇATUBA

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a possibilidade de chuva hoje em Araçatuba é de 90%, mesmo percentual do Climatempo, que prevê precipitação de 30 milímetros. Nesse sábado choveu forte em várias cidades da região

20

Ultimas Noticias