PERDAS - Na semana passada, horticultores perderam muitos produtos com a geada REPRODUÇÃO

Nova onda de frio chega hoje e pode provocar geadas na região

Compartilhe esta notícia!

ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA

Há quase um mês a região vivia a primeira onda de frio deste ano. Duas semanas depois veio a segunda onda e, agora, vem a terceira, cuja previsão é de que será a mais rigorosa, com temperaturas negativas em várias regiões de São Paulo. Nas regiões de Andradina, Araçatuba e Lins, a previsão é de que a mínima seja de 1 grau. Já na região de Presidente Prudente, a mínima pode chegar a 3 graus negativos. O Sul do país pode registrar temperaturas históricas. Na serra catarinense os termômetros podem chegar a 8 graus negativos e, devido aos ventos, ter sensação térmica de 25 graus negativos.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão de frio irá se prolongar entre os dias 28 de julho e 1° de agosto, nos estados do Sul, Mato Grosso do Sul, várias regiões de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Institutos e empresas de meteorologia pesquisadas pela reportagem, como o Climatempo, MetSul, Inmet e Ipmet (Unesp de Bauru), há risco de geada no final da semana no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e em áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas e extremo sul do Rio de Janeiro. Em São Paulo, Minas e Rio de Janeiro as menores temperaturas estão previstas para quinta (29) e sexta-feira (30). Na divisa entre São Paulo e Minas Gerais (Serra da Mantiqueira), as temperaturas mínimas devem ficar entre -2°C e -5°C. Há duas semanas essa região teve registro de geada. Na região, de acordo com o Clima Tempo, hoje (28), a temperatura deve chegar a 10 graus. Já o  Inmet, prevê geada no sudeste de São Paulo. Já na sexta (30), também poderá ocorrer geada no sul de Goiás.

O Climatempo prevê  para Araçatuba e deve ter pouca variação nas demais cidades da região, 10 graus hoje, 3 graus na quinta-feira, na sexta-feira, 5 graus no sábado e 10 graus no domingo. 

 

ALERTA

A asse

ssoria do Palácio dos Bandeirantes emitiu nessa terça-feira à tarde um alerta da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil sobre o clima. “A Defesa Civil do Estado informa que, entre quarta-feira (28) e domingo (1º), uma massa de ar polar irá avançar no Estado, provocando queda acentuada de temperatura, com momentos de frio intenso e formação de geada no Estado de São Paulo. Dessa forma, ressalta-se a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua”, diz a nota da Defesa Civil, citando que na região de Araçatuba pode oscilar entre 1 e 3 graus. Já em Presidente Prudente, a mínima pode chegar a 3 graus negativos.

Vários municípios estão adotando estratégias de amparo às populações mais vulneráveis, como a distribuição de cobertores e agasalhos.

 

MUDANÇA

Na noite dessa terça-feira o clima já começou a apresentar mudança. Fortes ventos atingiram a região de Araçatuba. No entanto, a temperatura permaneceu elevada. Por volta de 21 horas a temperatura era de 24 graus.


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Diretoria inicia ações da ‘semana Nacional de Trânsito’

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS É celebrado este ano entre os dias 18 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *