28.3 C
Araçatuba
sábado, junho 25, 2022

Neblina cobre Araçatuba e dificulta visibilidade; junho deve ter nova queda nas temperaturas

DA REDAÇÃO

Uma densa neblina chamou a atenção dos moradores de Araçatuba e região na manhã desta terça-feira (31). Quem acordou mais cedo e conseguia ver a cidade do alto tinha dificuldades para enxergar mais longe.

A condição também pode ser vista na estrada. Ainda no final da madrugada, por volta de 5h, a rodovia Marechal Rondon tinha visão encoberta pela neblina para motoristas, que precisavam recorrer à luz alta dos veículos para enxergar as placas de informações.

Já entre 6h e 7h, com o tempo nublado, a neblina continuou, com alguns momentos ainda mais densos. Um morador de Araçatuba conseguiu fazer imagens em um prédio, onde a neblina cobria quase que toda a visão. 

O fenômeno diminuiu com o passar do dia e com as tímidas aparições do sol. 

De acordo com especialistas, a formação de neblina é semelhante a formação de nuvens no céu, e costuma acontecer quando há muita umidade e uma queda mais rápida de temperatura. Essas duas ocorrências aliada a ventos brandos auxiliam na densidade da névoa formada. 

Inverno

Com a chega do mês de junho, o frio, que já apareceu com intensidade em maio, deve retornar durante alguns dias. O mês que marca a chegada do inverno no hemisfério Sul pode derrubar as temperaturas a partir da próxima semana, segundo os institutos MetSul e Climatempo.

De acordo com o Climatempo, a temperatura deve baixar aos poucos a partir do final desta semana, com a chegada de uma massa de ar fria. Para a próxima segunda (6), a mínima deve ficar em 12 graus Celsius. As máximas, porém, devem continuar mais altas, chegando até os 31 graus na terça (7).

Já na proximidade do dia dos namorados as mínimas devem cair ainda mais, podendo chegar a 5 graus no dia 12, e ficando sempre abaixo de 10 nos dois dias seguintes. Apesar da queda de temperatura, não há previsão de chuvas, e por isso, com a incidência do sol, as temperaturas aumentam gradativamente ao longo do dia.

Já segundo o MetSul, a menor temperatura dos primeiros dias de junho deverá ser registrada em Araçatuba no dia 8, próxima quarta-feira (8), quando os termômetros devem marcar 10 graus Celsius no início da manhã.

Nos dois dias seguintes, a temperatura fica em 11 graus. Em todos os dias, as máximas serão agradáveis, girando entre 26 e 36 graus. 

PREPARAR

Com a previsão de nova frente fria, alguns municípios da região começam a se preparar para acolher ou apoiar famílias em situação de rua ou de vulnerabilidade social. Três Lagoas vai distribuir mais de 3 mil cobertores (veja notícia na página A4).

 

 

Ultimas Noticias