DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA
Com os recentes aumentos nos preços dos combustíveis, cresceu a demanda pela produção de veículos elétricos, que além de aumentar a economia para os usuários, também poluem menos o meio ambiente devido ao fato de não se utilizarem de combustíveis fósseis para se locomover.
De acordo com a empresária Fabiana Aparecida Lopes, que recém inaugurou um stand da Voltz em frente ao supermercado Pão de Açúcar, na avenida Brasília, em Araçatuba, a procura por motos elétricas tem sido alta nas primeiras semanas de trabalho.
Ela afirma que a busca principal dos consumidores é por economia.
“O nosso show room foi inaugurado em 18 de junho e as pessoas tem procurado bastante conhecer a marca, saber do produto, conhecer pela questão da sustentabilidade, por ser uma moto totalmente elétrica, e também pela questão econômica, já que gera economia em relação ao combustível”, comentou a empresária.
Como o local foi inaugurado há pouco tempo, ainda não termos de comparação em relação à procura, mas segundo a empresária o show room tem recebido dezenas de pessoas todos os dias.
“Além de ter uma economia em relação aos combustíveis, as motos são tecnológicas e tem uma bateria que pode ser carregada em casa. Em um período aproximado de 5 horas ela está carregada”, afirmou.
Em relação ao produto, segundo a empresária, a versão das motos com apenas uma bateria consegue fazer até 120km, sendo que a versão com duas faz até 180km, sendo que cada carregamento gasta entre R$ 1,60 e R$ 2,00 de energia elétrica.
Além da economia no combustível, segundo Fabiana, a moto elétrica não tem revisão obrigatória, necessitando apenas de trocas de pneus e pastilha de frios.
“Vai depender daquilo que você andar”, completou a empresária.
A fábrica da Voltz foi criada em Pernambuco há cerca de 3 anos, e atualmente está com sede em Manaus, no Amazonas. A marca tem como objetivo o desenvolvimento de utilitários urbanos para ajudar a destravar a mobilidade nas cidades e gerar mais sustentabilidade.
Em Araçatuba, estão sendo comercializados os modelos EVS, EVS Work e a EV1 Sport, que é parecida com uma Scooter. As motos possuem blue tooth, som e marcha ré como diferenciais em relação às motos comuns.
“A gente fala que ela tem o perfil urbano. Dá para fazer viagens com ela, mas o objetivo maior é destravar a mobilidade urbana”, afirmou Carlos Augusto Reis, também sócio-proprietário da Voltz em Araçatuba.