SEGUNDO - Hoje é o segundo dia de provas para estudantes que se inscreveram no ENEM na região

Mais de 19 mil alunos estão inscritos para o segundo dia de provas do ENEM na região

Compartilhe esta notícia!

 DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Os municípios da área de cobertura do SRC registraram mais de 19 mil estudantes inscritos para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM 2020, que começaram no último domingo, dia 17, em todo o Brasil.

O segundo dia de provas está marcado para hoje, domingo. Já a versão on line está marcada para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O município de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, foi o que teve o maior número de estudantes inscritos para prova na região, seguido por Araçatuba, Birigui e Lins.

Ao todo, as regiões de Araçatuba, Andradina, Lins e Três Lagoas tiveram 19.253 inscritos no ENEM, divididos em 11 municípios.

Três Lagoas, com 4.533, liderou o ranking de inscrições, com Araçatuba aparecendo bem próximo, na segunda posição, com 4.392 estudantes habilitados para realizar a prova.

Os municípios de Birigui, com 2.588 inscritos; Lins, com 1.926; e Andradina, com 1.594, também aparecem em destaque no ranking regional, que se completa com Penápolis (1.104), Ilha Solteira (813), Guararapes (655), Mirandópolis (589), Pereira Barreto (554) e Auriflama (505).

SP

Em todo o estado de São Paulo, foram ao todo 881.916 inscritos para as provas em 210 municípios, com 1.443 locais de provas e 27.882 salas de provas.

No estado, o índice de abstenção no primeiro dia de provas, realizado no último domingo, foi de 54%, acima dos 51,5% registrados em todo o Brasil, o maior da história do exame. 475.822 estudantes faltaram no primeiro dia de prova em todo o estado de São Paulo.

O Inep, responsável pela aplicação da prova, não divulgou o índice de abstenção do primeiro dia de realização das provas nas regiões de Araçatuba, Andradina e Lins.

MS

No Mato Grosso do Sul foram 82.638 inscritos ao todo, sendo que o número de estudantes ausentes foi ainda maior que em São Paulo. 47.310 alunos não compareceram no primeiro dia de provas neste domingo, ou 57,2% dos inscritos.

O Inep também não divulgou as abstenções na região de Três Lagoas.

Brasil

Em todo o Brasil, dos 5.523.029 inscritos, 2.842.332 se ausentaram no primeiro dia de provas. 51,5% dos estudantes não compareceram.

Provas e importância

Após um primeiro dia de provas com as disciplinas de português, geografia, história, filosofia, sociologia, língua estrangeira e a redação; o segundo dia de provas foca nas matérias exatas e biológicas, como matemática, física, química e biologia.

Os locais de prova terão os seus portões abertos às 11h30 e fechados impreterivelmente às 13h. O início das provas ocorre meia hora depois, às 13h30.

Na última semana, os candidatos tiveram 5 horas e meia para a realização da prova e da redação, mas hoje o tempo estimado para realização da prova é de 5 horas, terminando às 18h30.

A expectativa da presença dos estudantes neste segundo dia de provas é menor do que em relação a da semana passada, já que houve muitas ausências no último domingo.

Os estudantes devem levar caneta preta e um documento de identificação com foto como o RG ou Carteira de Motorista. É obrigatório estar utilizando máscara facial, devido aos protocolos para evitar a contaminação pela covid-19.

A participação no ENEM, com uma boa nota, pode habilitar o estudante para vagas em universidades públicas ou privadas de todo o país. Um bom desempenho no ENEM também pode ajudar o candidato à uma vaga em universidade particular a conseguir uma baixa no PROUNI, o programa Universidade para Todos, ou um financiamento no FIES, o Fundo de Financiamento Estudantil, que são programas do governo federal que tem por objetivo ajudar alunos de baixa renda a cursarem a universidade.

Os resultados das provas do ENEM serão divulgados no dia 29 de março.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Prefeitura quer apoio para conhecer a história de cemitério centenário 

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS A Administração municipal de Três Lagoas encontrou na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *