Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Demo
    Trending
    • Valparaíso alcança 1º lugar nacional no comércio exterior de compostos utilizados pela indústria farmacêutica e alimentícia
    • Câmara vota projeto que prevê distribuição de sensor de monitoramento de glicose para crianças com diabetes
    • Oficina regional reúne 23 municípios para alinhamento de condutas em vigilância sanitária no setor de estética
    • Guararapes promove manhã de vacinação contra gripe e feira de adoção neste sábado
    • Instituto de apoio a pacientes com câncer pede união dos poderes por Projeto Capo
    • Idoso morre em grave acidente na Elyeser, em Aracanguá
    • Saúde de Araçatuba realiza neste sábado mutirão para implante de contraceptivo em pacientes agendadas
    • Tráfego na João Arruda Brasil será restabelecido nesta sexta; obras de drenagem continuam no local
    Demo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»MAIOR RIGOR NO COMBATE A QUEIMADAS TRAVA NA CÂMARA
    Araçatuba

    MAIOR RIGOR NO COMBATE A QUEIMADAS TRAVA NA CÂMARA

    By marcio123rocha3 de julho de 2018Nenhum comentário4 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Moradores de bairros da zona leste de Araçatuba se acostumaram, nos últimos dias, a terem que enfrentar os efeitos das queimadas. De manhã, de tarde ou de noite, o forte odor resultante de fogo ateado em terrenos baldios ou lixo acumulado tem sido um incômodo para a população. A prática tem sido constante com a estiagem – na cidade, não chove acima de dez milímetros desde 7 de abril. Incomodada com os casos de problemas respiratórios em sua família, uma dona de casa, mãe de uma bebê de um mês, se acostumou a limpar a garagem de sua casa com um objetivo específico: eliminar as fuligens. “Está insuportável”, afirma ela.
    Na semana passada, por exemplo, a reportagem flagrou incêndio em um terreno na rua Aureliano Valadão Furquim, bairro Umuarama, quando era mais de 21h. Moradores chegaram a comunicar o caso ao Corpo de Bombeiros, mas o fogo durou cerca de uma hora. Problemas como estes são recorrentes em todo o município.
    Estas situações, no entanto, poderiam ser mais contidas se houve fiscalização mais intensa e já estivesse em vigor uma punição rígida a quem está acostumado a atear fogo. No dia 14 de abril deste ano, O LIBERAL REGIONAL noticiou que a Câmara de Araçatuba iria votar projeto de lei destinado a tornar mais rigorosa a punição a quem pratica queimadas na zona urbana do município. Mas o texto – de autoria dos vereadores Lucas Zanatta (PV), Márcio Saito (PSDB) e Beatriz Soares Nogueira (Rede), que compõem a Comissão do Meio Ambiente no Legislativo – teve sua votação adiada. O primeiro semestre terminou, a Câmara entrou em recesso e a matéria não foi votada.
    Procurado ontem por este jornal, Zanatta, um dos defensores da medida, disse que a proposta está travada na Câmara. Segundo ele, a procuradoria jurídica do Legislativo apontou vício de iniciativa. Ou seja, a proposta deveria partir do Executivo, no caso do prefeito Dilador Borges (PSDB), não dos vereadores. Um dos motivos para a contestação está no fato de o projeto trazer a novidade imposição de compensação ambientalo ao infrator flagrado.
    Porém, o representante do Partido Verde está esperançoso que a medida avance. “Após este parecer, fizemos uma reunião com o prefeito e o secretário de Meio Ambiente, Petrônio Lima, propondo que o Executivo apresente, então, o projeto. Estamos aguardando uma posição, mas o secretário já se mostrou interessado”, disse o vereador. Zanatta ressaltou que vai esperar o posicionamento até o começo do próximo semestre. Caso contrário, admite a possibilidade de recorrer para que a proposta de sua comissão avance na Câmara.
    Ele ressaltou que o projeto vai ao encontro do interesse de Araçatuba em se tornar “Município Verde Azul”, título concedido pelo Estado, que reconhece a boa gestão ambiental dos municípios e garante às prefeituras premiadas prioridade na captação de recursos do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).

    REVOGAÇÃO
    O texto propõe apresentado pela comissão do meio ambiente torna sujeita a penalidades por causa do uso do fogo até mesmo pessoas jurídicas (empresas e órgãos públicos, por exemplo). Deixa claro que os infratores, além de quem comete o ato, podem ser também os mandantes e os proprietários de terrenos.
    O projeto relaciona, em seu artigo terceiro, os tipos de infração a serem observados: uso do fogo como meio facilitador de capinação; de manejo de diferentes culturas; e de poluição atmosférica decorrente da queima de resíduos sólidos, como pneus, borrachas, plásticos, embalagens, resíduos industriais, madeira, mobília e lixo doméstico. Também classifica como irregular a fabricação, venda ou soltura de balões capazes de provocar incêndios em áreas de vegetação do município.
    A proposta torna os pais responsáveis pelo cumprimento da punição quando a infração for cometida por menores. E ainda: no caso de infrações praticadas de forma simultânea ou isolada, multa cumulativa. Se o praticante do fogo for reincidente, multa em dobro. Os valores seriam determinados pelo Executivo, ao regulamentar a lei.
    O principal objetivo é proibir todo tipo de queimada, como lixo, mato e materiais orgânicos, inclusive aquelas decorrentes de extração, limpeza de terrenos, varrição de calçadas ou ruas e avenidas.

    ARNON GOMES
    Araçatuba

     

     

     

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleTORCEDORES APROVEITAM JOGO DO BRASIL NA HORA DO ALMOÇO E LOTAM RESTAURANTES
    Next Article MÉDICOS PARALISAM ATENDIMENTO EM PROTESTO CONTRA ATRASOS DE SALÁRIOS
    marcio123rocha
    • Website

    Related Posts

    Cidades

    Valparaíso alcança 1º lugar nacional no comércio exterior de compostos utilizados pela indústria farmacêutica e alimentícia

    25 de abril de 2026
    Araçatuba

    Câmara vota projeto que prevê distribuição de sensor de monitoramento de glicose para crianças com diabetes

    25 de abril de 2026
    Araçatuba

    Oficina regional reúne 23 municípios para alinhamento de condutas em vigilância sanitária no setor de estética

    24 de abril de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.