Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Festa das Ações LR1
    Trending
    • 2º Fórum Raízes do Futuro reúne representantes e debate arborização urbana e resiliência climática
    • Semana do Cliente da Samar reúne mais de 600 participantes em ações de saúde, prevenção e relacionamento
    • Câmara votará projetos de alteração no orçamento para que Prefeitura construa creche na zona norte
    • Associação dos Idosos reúne cerca de 150 idosos em caminhada de conscientização sobre o Alzheimer
    • PM e Detran emitem termo de retenção a veículo do transporte escolar em fiscalização
    • Plantando no Praça celebra Dia da Árvore com exposição, plantio de sementes e educação ambiental
    • Homem que causou a morte de idoso é condenado a mais de 8 anos de prisão
    • Biblioteca Municipal recebe, neste sábado, contação de histórias com a Cia. Koi, de Lins
    Festa das Ações LR1
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Levantamento de cartórios aponta média de 57 órfãos por ano em Araçatuba
    Araçatuba

    Levantamento de cartórios aponta média de 57 órfãos por ano em Araçatuba

    By dfernandesmr7 de dezembro de 2024Nenhum comentário2 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Da Redação – Araçatuba

    Um levantamento inédito realizado pelos Cartórios de Registro Civil de Araçatuba revelou que, desde 2021, o município registrou, em média, 57 crianças e adolescentes órfãos de pelo menos um dos pais a cada ano. A pandemia de covid-19 foi apontada como a principal responsável pelos números de 2021, representando quase metade dos casos naquele ano.

    Segundo os dados, 40 crianças perderam um dos pais para a covid-19 em 2021, de um total de 78 órfãos registrados naquele período. Nos anos subsequentes, o número de órfãos variou: em 2022, foram contabilizados 57; em 2023, 46; e, até outubro de 2024, o número já alcançava 47, superando o total registrado no mesmo período do ano anterior.

    O estudo foi possível graças ao cruzamento de dados entre os CPFs dos pais registrados nos óbitos e os registros de nascimento de seus filhos. Essa metodologia foi consolidada com a implementação da obrigatoriedade do CPF nos registros de nascimento a partir de 2021.

    Importância do CPF nos registros civis

    Luís Carlos Vendramin Júnior, diretor da Arpen Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), destacou a relevância do uso do CPF como identificador único nos registros civis. “Essa evolução legislativa nos permitiu consolidar informações com precisão e contribuir para a elaboração de dados concretos sobre a orfandade no Brasil”, afirmou.

    Impactos da pandemia na orfandade

    A pandemia de covid-19 deixou pelo menos 41 crianças órfãs em Araçatuba. Quando somadas as mortes por doenças associadas, como doenças respiratórias (15) e causas indeterminadas (2), o número de órfãos pode chegar a 58. Além disso, doenças como infarto, AVC, sepse e pneumonia também contribuíram para o aumento do número de órfãos, muitas delas com complicações relacionadas à covid-19.

    Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Arpen Brasil, enfatizou a importância desses dados para o desenvolvimento de políticas públicas adequadas. “Esses dados são fundamentais para a criação de políticas públicas que atendam essa demanda crescente no Brasil. A identificação precisa do número de órfãos permite que os governos planejem medidas de suporte e proteção para essas crianças e adolescentes”, destacou.

    Desafios e necessidades de apoio

    O levantamento evidencia a necessidade urgente de atenção aos impactos sociais causados pela pandemia, que afetaram milhares de famílias em todo o país. Araçatuba serve como um exemplo claro do desafio enfrentado para oferecer apoio adequado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleResidência Médica da Santa Casa de Araçatuba registra aumento de mais de 50% na procura
    Next Article Birigui celebra 113 anos com desfile cívico neste domingo
    dfernandesmr

    Related Posts

    Araçatuba

    2º Fórum Raízes do Futuro reúne representantes e debate arborização urbana e resiliência climática

    19 de setembro de 2026
    Araçatuba

    Semana do Cliente da Samar reúne mais de 600 participantes em ações de saúde, prevenção e relacionamento

    19 de setembro de 2026
    Araçatuba

    Câmara votará projetos de alteração no orçamento para que Prefeitura construa creche na zona norte

    19 de setembro de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.