Home Cidades Araçatuba João Doria anuncia instalação de Batalhão Especial da PM em Araçatuba

João Doria anuncia instalação de Batalhão Especial da PM em Araçatuba

7 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

VITOR MORETTI – ARAÇATUBA

O governador João Doria (PSDB) anunciou na tarde de sexta-feira (2) a intenção de instalar o 12° Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar) em Araçatuba. O anúncio foi realizado durante a entrega de mais de 1.500 viaturas da Polícia Militar em todo o estado de São Paulo.

O governador anunciou as futuras instalações ao lado do Comandante Geral da Polícia Militar, Marcelo Vieira Salles.

“O Baep é uma grande resposta operacional de apoio às unidades territoriais. Tínhamos cinco Baeps. Criamos, por determinação do governador João Doria, o sexto Baep no ABC, o sétimo na capital, o oitavo em Presidente Prudente, o nono em São José do Rio Preto, o décimo, em Piracicaba, vai ser inaugurado no dia 15 de dezembro e no mesmo dia em Ribeirão Preto, ou seja, o 11°. Temos previsão de criação de Baep em Araçatuba, Bauru e em Sorocaba”, disse durante entrevista coletiva à imprensa o Coronel Salles.

O anúncio foi feito durante cerimônia de entrega de 1.674 novas viaturas ao estado. Elas incluem 1.226 carros dos modelos Spin e Trailblazer, 300 motocicletas e 148 Bases Comunitárias Móveis, que vão auxiliar e reforçar o policiamento preventivo e ostensivo em todo o território paulista, com o objetivo de aumentar a segurança da população. A capital recebeu 680 viaturas, com 498 carros dos modelos Spin e Trailblazer, 132 motocicletas e 50 Bases Comunitárias Móveis.

Os veículos entregues já estão com nova identidade visual. Mais modernos, os carros são brancos, assim como modelos internacionais de sucesso. Além disso, contam com menos elementos gráficos, o que reduz os valores para aquisição e manutenção e permite substituição rápida quando necessário.
“Não é mais pintura, é adesivagem, como faz a polícia americana. Isso torna mais fácil a recuperação dos veículos diante de qualquer acidente. Com isso, nós ganhamos cerca de dois dias no tempo de recuperação”, disse o Doria.
BAEP
O Batalhão de Ações Especiais de Polícia são responsáveis pela execução de ações táticas de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, ações de controles de distúrbios civis, policiamento com cães e policiamento montado.
Atualmente existem nove Baeps no estado, nos municípios de Campinas, Santos, São José dos Campos, São Paulo (zonas leste e central), Barueri, São Bernardo do Campo, Presidente Prudente e São José do Rio Preto. As unidades especializadas foram criadas para combater o crime de maneira mais ostensiva, já que as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque.
Dilador comemora anúncio
O prefeito Dilador Borges (PSDB) comemorou o anúncio feito pelo governador João Doria. Inclusive, ontem (03) ele esteve reunido com o governador em exercício, Rodrigo Garcia (DEM) durante visita ao município de Olímpia, na região de São José do Rio Preto.
Por telefone, Dilador disse à reportagem que a nomeação de Araçatuba para receber o Baep foi fruto de uma articulação intensiva com o Comandante da Polícia Militar do município, Paulo Augusto Leite Motooka.
“Nós temos articulado bastante para colocar Araçatuba nos centros das decisões mais importantes, como essa, por exemplo”, avaliou.
Ainda segundo o prefeito, não só a cidade sai ganhando com a futura instalação, mas também toda a região. “É um acréscimo na segurança de nossa cidade e toda a região. Isso é muito importante para diminuirmos os índices criminais ainda mais e ter um policiamento especial”, concluiu.
Apesar disso, ainda não há previsão para quando a instalação do batalhão irá ocorrer, mas Dilador é otimista e espera ter a novidade ainda no primeiro semestre do ano que vem.


Compartilhe esta notícia!